sábado, 22 de dezembro de 2007

CBA DECLARA ILEGALIDADE DA LINEA E CANCELA TODOS OS EVENTOS DA BILLAND

Tendo em vista o fato de vivermos em um Estado Democrático, alguns aventureiros tentam se beneficiar com interpretações equivocadas da legislação e induzem os desportistas a erro, como no caso do anúncio de competições da Billand, marcadas para este sábado (22), no Rio de Janeiro, atribuída a uma auto denominada Liga Nacional de Esporte Automotor (LINEA). Sendo assim, a presidência da Confederação Brasileira de Automobilismo esclarece e determina:

DOS ESCLARECIMENTOS

1 - Em 1º de março de 1999 foi “fundada” (entre aspas por força das irregularidades citadas a seguir) a Liga Paulista de Kart Cross, com estatutos registrados em 11 de maio de 1999. A aprovação dos estatutos e a eleição da diretoria aconteceram na mesma assembléia;

2 – Verifica-se que seus “fundadores” são pessoas físicas, não havendo qualquer citação da presença das entidades de Prática Desportiva, conforme estabelecido pelo Artigo 20 da Lei 9615/98;

3 - Constata-se que a mencionada empresa/liga é formada pelas famílias Rocha e Ramos de Oliveira e que o mandado da diretoria e conselho fiscal teriam validade até março de 2002 (art.38 dos “Estatutos”);
4 - Em 1º de fevereiro de 2005, portanto, três anos após o vencimento dos “mandados” da diretoria, localizamos um segundo registro, desta vez com a finalidade de eleição da diretoria, alteração do nome da associação, aprovação de novo estatuto e ampliação das atividades esportivas;
5 - Declinar sobre as irregularidades na constituição da mencionada “liga” nos levaria a uma longa e exaustiva citação, que afastaria da finalidade do presente requerimento. Porém, temos de destacar os “Estatutos” e a lista dos membros com direito a voto que compareceram em primeira convocação e deram validade à eleição da diretoria, reforma estatutária e ampliação de atividades;
6 - Em tais providências não existe a indicação das entidades que cada um representava. Pelo contrario, notamos que as famílias Rocha e Ramos de Oliveira se faziam representar com um total de 5 votos, no total de 7, a saber:
ESTATUTO DA “LIGA” de 1999
“Artigo 10 – A Assembléia Geral, poder básico e de competência máxima, compor-se-á dos presidentes das entidades filiadas, com direito de representação”.....
“3º - A Assembléia Geral instalar-se-á em primeira convocação com a metade e mais um dos seus membros aptos a votar, ...”
REGISTRO DE PRESENÇA
1 - Paulo André Rocha, 2 - José Fernando Pereira, 3 - Domingos Ramos de Oliveira Jr., 4 - Mara Rita Sarto Ramos de Oliveira, 5 - Maria Antônia Rodriguez Rocha, 6 - Ronaldo Aparecido Impulcetto, 7 - Ana Cristina Rocha.
7 - Em 20 de dezembro de 2007 a presidência da CBA tomou ciência da existência de que uma liga de identificação múltipla - ora é LIGA BRASIL, ora é LIVRE BRASIL e agora se apresenta como LINEA - o que por si só demonstra total ausência de “personalidade” em todas as áreas;
8 - Lamentavelmente existe uma demora para o cancelamento dessas empresas comerciais, camufladas de entidades, uma vez que é necessário ir à Justiça para seu cancelamento.

DAS DECISÕES
1 - A CBA já encaminhou oficio ao Ministro dos Esportes e, após as férias forenses, deverá ingressar na Justiça para cancelar o registro da mencionada empresa comercial;
2 – a CBA, por cautela, comunicou o fato ao presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Sr. Artur Nuzman. Este, dada a gravidade dos fatos em função de o automobilismo ser um esporte de risco e ter suas próprias normas nacionais e internacionais, por telefone deu ciência ao chefe do gabinete do Sr. Ministro Orlando Silva Jr., Sr. Valdemar, dos riscos nas realizações de tais eventos;
3 - a CBA e suas filiadas transferem a quem de direito a responsabilidade por todo e qualquer dano que venha a ocorrer em eventos sem sua supervisão;
4 - A CBA e a FAERJ comunicaram aos pilotos de que esta prova é ilegal sob todos os aspectos;
9 - O presidente da CBA determinou o cancelamento de todos os eventos relacionados com a Billand que eventualmente teriam a supervisão da entidade

PAULO ENÉAS SCAGLIONE
Presidente
Confederação Brasileira de Automobilismo



Américo Teixeira Jr.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

COMUNICADO CBA

Em reunião do Conselho Técnico Desportivo Nacional (CTDN) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), realizada nesta data em São Paulo, foi analisado o Regulamento Desportivo para a Stock Car 2008. Nesse sentido, decidiu-se:

1 - Tendo em vista a necessidade de padronização do número aconselhado para o grid de largada, visando a segurança nos autódromos destinados a realização dos eventos da Stock Car V8, foi estabelecido que o grid máximo é de 34 (Trinta e quatro) carros;

2 – Esse número, de acordo com o regulamento de 2007, será preenchido pelas 16 equipes melhores classificadas em 2007 e a melhor equipe da Stock Car Light 2007;

3 - O grid de 34 carros foi determinado para todos os autódromos e somente para o campeonato de Stock Car V8 em 2008;

4 – Participaram da reunião Paulo Scaglione (presidente da CBA), Nestor Valduga (presidente do CTDN), Victor Andrade (vice-presidente da CBA) e Pedro Sereno de Mattos (presidente da Comissão Nacional de Kart).


Paulo Scaglione

“Não havia, no regulamento, uma menção específica ao grid de 2008. Tal lacuna poderia suscitar interpretações errôneas. Agora, esta especificação só reafirma e corrobora o regulamento, não deixando margem a dúvidas sobre o número de carros permitidos no grid. Regulamento é para ser cumprido, não interpretado”.

Américo Teixeira Jr.

Confederação Brasileira de Automobilismo
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domingo, 9 de dezembro de 2007

Comunicado CBA: RAFAEL SPERAFICO


Domingo, 9 de dezembro de 2007


É com profundo sentimento de tristeza que a Confederação Brasileira de Automobilismo, através do presidente Paulo Scaglione e de todos os seus membros, une-se em pesar à família Sperafico pelo falecimento do piloto Rafael Sperafico. O jovem de 27 anos perdeu a vida em acidente na nona e última etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Light, realizada na tarde deste domingo, em Interlagos.
Paulo Scaglione:

“Hoje é um dia muito triste para o automobilismo. É muito difícil ver o esporte que tanto amamos ceifar uma vida tão jovem. Todos nós da CBA estamos rezando pela alma de Rafael e pedindo ao Pai que ampare a sua família nesse momento de tão profunda dor”.

Américo Teixeira Jr.


Confederação Brasileira de Automobilismo
Assessoria de Imprensa/Revista Motorsport Brasil

sábado, 3 de novembro de 2007

Sexta e última etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance


Foto anexada: Protótipo Predador dos pilotos paranaenses Jair e Eduardo Bana
Fotógrafo: Cláudio Kolodziej

Oitava etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos
Oitava etapa do Campeonato Brasileiro Copa Renault Clio


Autódromo Internacional de Curitiba - Pinhais (PR) - 2 a 4 de novembro de 2007

Sábado, 3 de novembro de 2007
Pilotos da categoria III dominam treinos livres

No cômputo das três sessões de treinos livres, o Protótipo Predador, da Família Bana, fez o melhor tempo

A sexta e última etapa do Campeonato Brasileiro de Edurance está sendo dominada, pelo menos nos treinos livres, pelos carros da Categoria III. A prova Três Horas de Curitiba será realizada no Autódromo Internacional de Curitiba (Pinhais-PR) neste domingo, 4 de novembro. O festival de automobilismo - promovido pela Interlagos Eventos, sob a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilimo - será composto também pela oitava etapa do Campeonato Brasileiro Copa Renault Clio e do Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Os protótipos nacionais, com motorização até 2.000cc, formam o grupo mais numeroso do certame nacional no seu todo e na etapa paranaense, em particular. Com 1m22s908, Jair e Eduardo Bana, com Protótipo Predador de fabricação própria, fecharam a primeira sessão na 1ª colocação e tal marca se constituiu na melhor da prática geral. A segunda sessão, sobre piso úmido, teve o Protótipo OCR de Paulo Varassin, Lorenzo Varassin e Fábio Machado na frente com 1m34s822. Já na manhã de sábado, Maicon Tumiate e Roberto Ramos (Protótipo Spyder) assinalaram 1m27s624, o melhor tempo da sessão. A classificação para a prova Três Horas de Curitiba será realizada neste sábado entre 14h20 e 14h30. A largada está programada para as 13h30.


Américo Teixeira Jr.
Confederação Brasileira de Automobilismo
Assessoria de Imprensa/Motorsport Brasil Magazine

domingo, 9 de setembro de 2007

CAMPEONATO BRASILEIRO DE MARCAS E PILOTOS



Nas ruas de Vitória, o paranaense Beto Cazuni faturou a sua prova de estréia no Brasileiro de Marcas e Pilotos

O gaúcho Rafael Iserhard completou a disputa na 2ª colocação e assumiu a liderança do certame nacional

O piloto paranaense Beto Cazuni, com o WV Gol da Cazuni Racing Sport, foi o vencedor da sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, realizada na Enseada do Suá, circuito de rua montado na zona norte de Vitória (ES). Ele completou 25 voltas em 41min05s732, com direito ainda à melhor volta (1m27s848). A prova também foi de comemoração para o gaúcho Rafael Iserhard (VW Gol/Arias Motorsport), que assumiu a liderança do campeonato após receber a bandeirada em 2º.

O pole position Geraldo Sermann (VW Gol/Cazuni Racing Sport) manteve a ponta na largada, mas foi superado por Marco Romanini (VW Gol/Stumpf Preparações) no transcorrer da primeira volta. A liderança de Romanini, vencedor das duas etapas anteriores, perdurou até a 12ª volta, quando perdeu o controle do carro em função da quebra do prisioneiro da roda dianteira direita. Antes, na sétima passagem, o capixaba Anailson Ruy (Ford Fiesta/Escola de Pilotagem Interlagos) abandonou por quebra de motor.

O Safety Car esteve na pista em duas oportunidades. A primeira, na 9ª volta, foi regulamentar. Nessa fase, os seis primeiros receberam bonificação. Foram eles, pela ordem, Romanini, Cazuni, Fábio Ebrahim (VW Gol/Martins Motorsport), Leandro Romera (VW Gol/RPM Motors), Geraldo Sermann e Iserhard. Já a outra, duas voltas depois, deveu-se aos serviços de remoção do carro de Romanini.

O então líder da pontuação, Geraldo Sermann, abandonou na volta 17 para evitar um prejuízo maior ao motor, que já apresentava problemas em um dos bicos injetores desde o warmup. O abandono impediu que ele cumprisse o Time Penalty, que lhe foi aplicado pelos comissários desportivos da Confederação Brasileira de Automobilismo em decorrência da disputa entre Sermann o o atual campeão da categoria, o paranaense Fábio Ebrahim.

Na fase final da prova, ao mesmo tempo em que Beto Cazuni solidificava a sua condição de líder, o paulista Nelson Alexandre Filho (Chevrolet Corsa/Arias Motorsport) começou a andar muito próximo de Iserhard. Os três concluíram a prova nessa ordem e o pódio foi completado por Leandro Romera e Mário Yokota, da Arias Motorsport.

A sequência do campeonato acontecerá no dia 30 de setembro no autódromo gaúcho de Santa Cruz do Sul.








Américo Teixeira Jr.

sábado, 8 de setembro de 2007

Brasileiro de Marcas: Geraldo Sermann é pole em Vitória


Foto: O pole position Geral Sermann (Foto de Cláudio Kolodziej)


Geraldo Sermann é o pole position em Vitória A sexta etapa será disputada neste domingo no circuito de Rua da Enseada do Suá, em Vitória (ES) O piloto Geraldo Sermann, da equipe Cazuni Motor Sport, garantiu na tarde deste sábado a pole position para a sexta etapa do Campeonato Brasileiro de de Marcas e Pilotos, realizada no circuito de rua da Enseada do Suá, em Vitória (ES), cuja largada dar-se-á às 14h10 para 40 minutos de prova. O evento foi composto também pela sexta etapa da Copa Renault Clio e promoveu o lançamento da categoria Fórmula Brasil 2.0 em solo capixaba. Ao volante de um VW Gol, o atual líder do campeonato registrou o tempo de 1m27s025, com média horária de 114,17 km/h pelo circuito de 2.760 metros. Esse tempo representou uma vantagem de 0s804 sobre o Marco Romanini (VW Gol da equipe Stumpf Preparações), que completa a primeira fila com o tempo de 1m27s829. Rafael Iserhard (VW Gol/Arias Motorsport) começou na frente a primeira prova de rua da história do Brasileiro de Marcas e Pilotos em sua nova fase. O campeão brasileiro de Marcas e Pilotos da temporada de 2005 registrou em sua melhor passagem no primeiro treiono livre o tempo de 1m31s449. Sermann, por sua vez, baixou o tempo para 1m28s858 e liderou o segundo

treino livre.


O grid de largada completo CLIQUE AQUI:


Américo Teixeira Jr.

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Sermann e Iserhard na luta direta pela liderança do Brasileiro de Marcas e Pilotos em Vitória

O confronto entre paranaenses e gaúchos vai movimentar a Enseda do Suá no feriado prolongado da Independência

O Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos terá continuidade no dia 9 de setembro, em Vitória (ES), no circuito de rua montado na Enseada do Suá. Será a realização da sexta etapa do certame nacional, dentre as nove programadas pelo calendário da Confederação Brasileira de Automobilismo, e os acontecimentos verificados nas cinco anteriores indicam uma polarização da disputa entre os competidores oriundos do Paraná e Rio Grande do Sul.

Independentemente do estado de origem, todos os pilotos postulantes ao título precisam, num primeiro passo para este objetivo, superar o líder Geraldo Sermann, da Cazuni Motor Sport. Ao volante de um Volkswagen Gol, Sermann está na dianteira da pontuação desde a primeira rodada, realizada em março no Autódromo Internacional de Curitiba, no município de Pinhais (PR). Após vencer aquela etapa inaugural, ele manteve a rotina de estar no pódio em todas as demais e chega ao litoral capixaba com 87 pontos.

Esse quadro, porém, não determina uma dianteira folgada para Sermann, pois ele tem,entre outros, dois campeões nacionais da categoria na busca direta por superá-lo. Na vice-liderança, com seis pontos de desvantagem, está o campeão brasileiro de 2005, o gaúcho Rafael Iserhard, da Arias Motorsport. Ele trocou o Chevrolet Corsa pelo Volkswagen Gol na terceira etapa, disputada em Tarumã, e além desta vitória em "casa", pôde comemorar também a mesma regularidade no pódio apresentada por Sermann. Essa paridade faz com que ambos estejam muito próximos e seguidos de perto pelo paranaense César Bonilha (Cesinha Competições), vencedor da prova disputada em Londrina e 3º na pontuação com 72 pontos, também com Volkswagen Gol.

No encalso deles todos está o atual campeão do Brasileiro de Marcas e Pilotos, o paranaense Fábio Ebrahim (Martins Motorsport), em cuja temporada ainda não venceu, mas soma 68 pontos. Embora a diferença entre o líder e o 4º colocado na pontuação seja de 19 pontos, o regulamento da categoria coloca a todos em condições parelhas. Cada prova pode resultar em até 26 pontos máximos para o piloto com melhor performance.

Dentre as preocupações de cada um nas difíceis retas e curvas da "Monaco Brasileira", Sermann, Iserhard, Bonilha e Ebrahim estão de olho também em Marcos Romanini, piloto de Cascavel que foi o grande destaque das duas etapas mais recentes, justamente a de Cascavel e Campo Grande. Ausênte das três primeiras rodadas, Romanini estreou com vitória em "casa" e repetiu a dose no Centro-Oeste. Esse aproveitamento de 100% - nas duas provas que disputou - faz dele o 5º colocado com 56 pontos. A largada está prevista para as 12h10 do domingo para uma prova de 40 minutos.

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Vitória sedia o lançamento da Fórmula Brasil 2.0

Categoria criada pela Confederação Brasileira de Automobilismo recebe o apoio da capital capixaba nas festividades de seu aniversário

A Fórmula Brasil 2.0, categoria criada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) para preencher a lacuna deixada com o encerramento das atividades da Fórmula Renault, terá o seu lançamento para o público capixaba no domingo, dia 9 de setembro, durante o evento automobilístico que faz parte das comemorações do aniversário de Vitória. A capital do Espírito Santo, em festa pelos seus 456 anos, está recebendo as etapas de número seis do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos e Copa Renault Clio. Também é responsabilidade da CBA e da Interlagos Eventos o Campeonato Brasileiro de Endurance, que não foi incluído na programação para Vitória em razão das peculiares características do circuito urbano de 2.760 metros, montado na Enseada do Suá, na orla marítima.
Desde a etapa anterior, realizada em Campo Grande (MS), a CBA iniciou a fase de introdução paulatina do campeonato no calendário nacional, de modo a permitir que os interessados em participar do campeonato de 2008, previsto para 10 etapas, possam iniciar suas conversações com equipes e patrocinadores. Dentro desse mesmo espírito, Vitória foi escolhida para participar dessa fase por força de sua tradição. Além de ser considerada a Mônaco Brasileira, título que passou a merecer desde 1989, quando a cidade sediou uma etapa da Fórmula Ford, contribuíram o fato de ser o único circuito de rua incluído no calendário nacional nesta temporada e o apoio do Executivo Municipal, que contribuiu para a presença dos monopostos em solo capixaba.
Em Campo Grande, a presença de cinco carros permitiu que fossem realizadas duas provas. Já em Vitória, tendo em vista a redução desse número para quatro, optou-se por realizar o lançamento no formato de exibição. É verdade que a perspectiva de conseguir reunir um número superior de carros em relação a Campo Grande, baseada no compromisso assumido por chefes de equipes, motivou o promotor Antônio de Souza Filho a incluir a categoria na programação. Esses, porém, alegaram dificuldades de várias ordens para justificar o não comparecimento ao circuito da Enseada do Suá. Uma delas, a Prop Car Racing, chegou a deslocar dois carros para Vitória, mas optou por retornar à sua sede, na capital paulista, horas depois da chegada, acontecida na tarde de sexta-feira.
A CBA e o promotor Antônio de Souza Filho poderão manter o programa de lançamentos e provas no curso das próximas etapas dos eventos sob a resposabilidade da Interlagos Eventos. Desde que os responsáveis pelas equipes manifestem o interesse não apenas na confirmação de suas presenças, mas principalmente na efetivação do compromisso assumido.


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Marca: O grid de largada

O grid de largada

P

Piloto


UF

Marca

Modelo

Equipe

Tempo


1

20

Geraldo Sermann

PR

Volkswagen

Gol

Cazuni Motor Sport

1m27s025

2

88


Marco Romanini

PR

Volkswagen

Gol

Stumpf Preparações


a 0s804

3

82

Leandro Romera

SP


Volkswagen

Gol

RPM Motors

1s595

4


30

José Idilberto Cazuni

SP

Volkswagen

Gol


Cazuni Motor Sport

a 2s300

5

33

Fabio Ebrahim

PR

Volkswagen

Gol

Martins Motorsport

a 2s376


6

5

Mário Yokota

SP

Volkswagen

Gol

Arias Motorsport

a 2s609

7

11


Anailson Ruy

ES

Ford

Fiesta

Escola de Pilotagem Interlagos


a 2s717

8

10

Algacir Sermann Filho

PR

Volkswagen

Gol

Cazuni Motor Sport

a 3s141

9


16

Nelson Alexandre Filho

SP

Chevrolet

Corsa


Arias Motorsport

a 3s208

10

03

Rafael Iserhard


RS

Volkswagen

Gol

Arias Motorsport

a 3s318


11

98

Marcelo Camacho Nogueira

SP

Volkswagen

Gol

Phoenix Competições

a 5s766

12

81


Matheus Maccari Neto

SP

Volkswagen

Gol

RPM Motors


a 10ss256

FONTE

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