segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Brasileiro de Endurance define os primeiros campeões em Santa Cruz do Sul





A categoria IV conhecerá a formação campeã na última etapa, que será disputada em novembro no Autódromo Internacional de Curitiba

Os irmãos gaúchos Edemar e Fernando Henrique Stédile, com o Protótipo Spyder Race Opel 2.0 da Categoria III, venceram a quarta e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance, disputada no domingo, 28, em Santa Cruz do Sul (RS). Na mesma volta da dupla vencedora cruzou o Protótipo Spyder Race VW 2.1 dos paranaenses Mário César Bonilha e Márcio Lima, 2º na geral e vencedor Categoria I. O resultado garantir para ambas as duplas o título antecipado em suas respectivas classes.

A festa foi dos irmãos Stédile teve como atrativo a vitória na Geral, a primeira na temporada, embora na categoria tenha sido a quarta consecutiva. Depois de uma maratona de 108 voltas pelos 3.530 metros do Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, receberam a bandeirada da vitória com 3h01min00s129, tempo necessário para cobrir os quase 380 km da prova. Entre os competidores da Categoria II, Fernando Rebellato e Samuel Russell "passearam" com o Chevrolet Vectra 2.0, oficial de fábrica, mas o título já é de Fábio Sotto Mayor, com BMW M3.

O único título ainda em disputa, o da categoria IV, será decidido na rodada final do Campeonato Brasileiro de Endurance, marcada para o Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhas (PR), no dia 11 de novembro. Com o Chevrolet Corsa da equipe oficial de fábrica, Ricardo Mendonça Dilser e Carlos Eduardo Prado garantiram o 1º posto em Santa Cruz do Sul, depois de 98 voltas percorridas, e suplantaram os então líderes da pontuação, Algacir Sermann Filho e Beto Cazuni, ausentes da zona de pontuação por quebra de embreagem do VW Gol. O 3º posto na quarta etapa de Isadora Diehl, Aírton Diehl e Luciano Cardoso manteve o trio gaúcho na vice-liderança, com VW Gol.

Três Horas de Santa Cruz do Sul

Resultado Final (Incluindo Gaúcho)

Posição

Geral

Posição

por categoria

CategoriaPiloto (UF)EquipamentoVoltas
11III7Edemar Stédile (RS)
Fernando Henrique Stédile (RS)
Protótipo Spyder Race Opel108 voltas

3h01min00s129

(127.160 km/h)

21I8Márcio Lima (PR)
Mario César Bonilha (PR)
Protótipo Spyder Race108 voltas
32I12Luis Roberto Coutinho Nogueira (SP)
Roberto Coutinho Nogueira (SP)
Maserati TrofeoA 2 voltas
41G48Eduardo Rosa (RS)
Felipe Toledo (RS)
Protótipo MCR TurboA 4 voltas
53I105Cleber Faria (SP)
Leonardo Vital (SP)
Maserati TrofeoA 4 voltas
64I18Eduardo Rosa (RS)
Fernando Poeta (RS)
Maserati TrofeoA 4 voltas
72III80Alexandre Finardi (PR)
Gastão Weigert (PR)
Aldee CoupêA 6 voltas
83III10Pierre Ventura (RS)
João Cardoso Jr. (RS)
Protótipo MCRA 6 voltas
94III54Rodrigo Gonçalves Ribas (RS)
Maurício Isoldi (RS)
Protótipo Spyder RaceA 8 voltas
101IV51Ricardo Mendonça Dilser (SP)
Carlos Eduardo Prado (SP)
Chevrolet CorsaA 10 voltas
115I114Pedro Queirolo (SP)
Valter Rossette (SP)
Maserati TrofeoA 11 voltas
125III36Jair Ruiz Bana (PR)
Carlos Eduardo Bana (PR)
Protótipo Predador OpelA 15 voltas
132IV21Luciano Cardoso (RS)
Vinetou Zambon (RS)
VW GolA 15 voltas
142G60Fernando Jr. (RS)
Miguel Oliveira (RS)
Chevrolet CorsaA 16 voltas
153IV45Airton Diehl (RS)
Isadora Diehl (RS)
Luciano Cardoso (RS)
VW GolA 18 voltas
163G15Telmo Jr (RS)Aldee CoupêA 18 voltas
174G31Cristiano de Almeida (RS)
Edson Postal (RS)
José Ross (RS)
Ford FiestaA 22 voltas
185G17Alexandre Silveira (RS)Chevrolet CeltaA 26 voltas
19NCG122Alexandre Biasuz (RS)
Angelo Bello (RS)
VW VoyageA 27 voltas
20NCIII16Matheus Maccari Neto (SP)
Irineu Camargo (SP)
Protótipo Spyder RaceA 27 voltas
217G136Nereu Rebechi (RS)
Tiago Rebechi (RS)
VW GolA 29 voltas
22NCG89Matheus Stumpf (RS)Protótipo Spyder RaceA 30 voltas
23NCG100J. Sala (RS)
F. Figueira (RS)
Protótipo MS 01A 31 voltas
24NCIII44Lisandro Webber (RS)
Marcelo Fernandes (RS)
Protótipo ScorpiusA 33 voltas
25NCG22Cesar Gautério (RS)
Reinaldo Helmesnchlager (RS)
VW GolA 34 voltas
26NCG154Pedro Ávila (RS)Chevrolet CorsaA 39 voltas
27NCIII34Fabrício Colla (RS)
Cassiano Colla (RS)
Protótipo Spyder RaceA 40 voltas
28NCI3Luiz Carlos Crestani (RS)
Luiz Fernando Cruz (RS)
LFC Tornado TurboA 42 voltas
29NCG9Augusto Gama (RS)
Danilo de Moraes (RS)
VW VoyageA 44 voltas
30NCG4Paulo Bertuol (RS)
Felipe Bertuol (RS)
Darci Marini (RS)
Protótipo Spyder RaceA 45 voltas
31NCG110Celso Ponsoni (RS)
Juliano Fantin (RS)
Pietro Fantin (RS)
Protótipo Spyder RaceA 49 voltas
32NCG6Herberto Heinen (RS)Pick UpA 53 voltas
33NCIV30Algacir Sermann Filho (PR)
José Idilberto Cazuni (PR)
VW GolA 54 voltas
341II52Fernando Rebellato (SP)
Samuel Russell (EUA)
Chevrolet VectraA 61 voltas
35NCG2Franco Stédile (RS)Pick UpA 89 voltas
36NCG88Juarez da Silva Jerres (RS)VW GolA 93 voltas


Classificação do Brasileiro de Endurance

CAMPEONATO BRASILEIRO DE ENDURANCE 2008
Categoria I - Classificação do campeonato após quatro de cinco etapas
PPilotoE1E2E3E4E5Total
18Márcio Lima, Mário César Bonilha206202066
24Eduardo de Souza Ramos, Leandro de Almeida151215NP42
312Luis Roberto Coutinho Nogueira, Roberto Coutinho NogueiraNP0121527
4105Leonardo VitalNP10NP1222
5911Marcel Visconde, Max Wilson LimaNP20NPNP20
6114Pedro QueiroloNP10NP818
733Lucas Molo, José Mário CastilhoNP15NPNP15
819José Carlos Rossi, Fernando Mello1040NP14
93Luiz Carlos Crestani, Luiz Fernando Cruz1200012
10105Cleber FariaNPNPNP1212
1118Eduardo Rosa, Fernando PoetaNPNPNP1010
125Geciel de Andrade, João Carlos de Andrade8NPNPNP8
1315Omilton Visconde, Ricardo LandiNP8NPNP8
14114Valter RossetteNPNPNP88
1532Edson Marcos Machado, Paulo César Machado600NP6
1656Felipe Flaquer, Paulo Roberto Baldini, Ricardo Simon FlaquerNP3NPNP3


Categoria II - Classificação do campeonato após quatro de cinco etapas
PPilotoE1E2E3E4E5Total
170Fábio Sotto Mayor202020NP60
270Henry Visconde2020NPNP40
352Fernando Rebellato, Samuel RussellNP15NP2035
452Ricardo DilserNP1515NP30
570Carlos AndradeNPNP20NP20
652Carlos Eduardo PratoNPNP15NP15


Categoria III - Classificação do campeonato após quatro de cinco etapas
PPilotoE1E2E3E4E5Total
17Edemar Stédile, Fernando Henrique Stédile2020202080
236Jair Ruiz Bana, Carlos Eduardo Bana15415842
354Rodrigo Ribas Gonçalves, Mauricio Amaral101001030
410Pierre Ventura, João Cardoso Jr.120NP1224
534Fabricio Colla, Cassiano Colla6610022
613Alexandre Zaninotto, Christian PonsNP15NPNP15
780Alexandre Finardi, Gastão WeigertNPNPNP1515
86Maycon Tumiate, Roberto RamosNPNP12NP12
981Antônio Marcondes, Carlos Eduardo AmorimNP12NPNP12
1054Fábio ArasanzNP10NPNP10
1192Marcelo Camacho, Guilherme Haddad 82NPNP10
1278Fábio Henrique Perez, Federico FiammaNP8NPNP8
1334Henry GaudensNP6NPNP6
1416Matheus Maccari Neto, Irineu CamargoNPNPNP66
1511Aloysio Moreira, Osvaldo FerreiraNP3NPNP3
1685Giocondo Rossi Neto, Gustavo RossiNP1NPNP1



Categoria IV - Classificação do campeonato após quatro de cinco etapas
PPilotoE1E2E3E4E5Total
151Ricardo Dilser, Carlos Eduardo Prado15NP152050
245Isadora Diehl, Luciano Cardoso, Airton Diehl200121244
330Algacir Sermann, Augusto Baldo NetoNP2020040
421José Cardoso Jr. NP10101535
521Vinetou Zambom20NPNP1535
621Juliano MallmannNP1010NP20
777Roberto Sales Dal Pont, Adolpho CunhaNP15NPNP15
8913Carlos Estites, Evaldo Luque, Waldevino de Paiva Jr.NP12NPNP12
965José Roberto Ribeiro, Nilson Ribeiro Cintra08NPNP8



Fotos (Autoria de Cláudio Kolodziej)

E6-1 Endurance_Campeao_Categoria I

Protótipo Spyder Race de César Bonilha e Márcio Lima, campeões antecipados da Categoria I

E6-2 Endurance_Campeao_Categoria III

Protótipo Spyder Race de Edemar e Fernando Stédile, vencedores da prova Três Horas de Santa Cruz do Sul e campeões antecipados da Categoria III

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

CBA na Fórmula 1: oficiais do GP Brasil já iniciaram os treinamentos no CEOC

Rio de Janeiro
Informe para a Imprensa



Os oficiais do Centro de Excelência de Oficiais de Competição, o mais novo órgão da Confederação Brasileira de Automobilismo, já iniciaram os treinamentos dos grupos que atuarão no GP Brasil de Fórmula 1



O tempo frio e chuvoso, reinante no sábado (20 de setembro) passado em São Paulo, não impediu que houvesse uma grande movimentação no Centro de Excelência de Oficiais de Competição (CEOC), órgão de treinamento e formação de oficiais de competição criado pelo presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Paulo Scaglione. Localizado nas dependências do Autódromo Municipal José Carlos Pace, trata-se de um núcleo de formação e aperfeiçoamento dos profissionais que já atuam nas áreas técnicas e desportivas do automobilismo nacional, em todas as suas modalidades, assim como para aqueles que desejam ingressar no segmento e que agora poderão fazê-lo por meio das federações de automobilismo.

O CEOC passou a funcionar, sem alarde, no dia 28 de julho e, de lá para cá, está sendo criado o maior banco de dados do automobilismo brasileiro nas esferas técnicas e desportivas. As poucas semanas de funcionamento do CEOC já geraram cerca de 1.000 registros de oficiais já em atuação no GP Brasil, nos campeonatos nacionais e regionais. Tal levantamento estar permitindo a identificação de potencialidades e deficiências dos oficiais em cada segmento.

Nessa fase de treinamento para o GP, os primeiros grupos foram os de sinalização, combustíveis e alimentação. Ainda nesse mês de setembro, todos os sábados, passarão pelo CEOC os demais grupos. Após essa atividade, composta pela apresentação dos procedimentos por parte dos líderes de grupo e avaliação por meio de uma prova escrita, em seguida haverá a parte prática, que seguirá até as vésperas do GP.


Na “aula inaugural” do CEOC para a Fórmula 1, o presidente da CBA, Paulo Scaglione, destacou o fato de o grupo da CBA ser formado por mais de 600 pessoas, todas elas em postos fundamentais para o bom funcionamento da prova. “Temos alguns grupos que não aparecem durante a prova, não saem nas fotos e nem têm seus trabalhos registrados pelas câmeras de televisão. Porém, seus membros exercem funções tão importantes quanto aqueles que atuam diretamente na prova”, explicou Scaglione, que fez questão de qualificar essa importância: “Já imaginaram a confusão que seria se o grupo do combustível não entregasse os galões nos boxes no horário correto ou se não houvesse uma estrutura organizada de distribuição de alimentação, que funciona desde as três horas da madrugada? São, sem dúvida, colaboradores fundamentais para o sucesso do GP”.



Serviço

Centro de Excelência de Oficiais de Competição

Autódromo Municipal José Carlos Pace

Avenida Senador Teotônio Vilela, 261. Bairro Interlagos. São Paulo – SP. 04801-010

www.cba.org.br - ceoc@cba.org.br - 55 11 5667-7677

Horário de Funcionamento:

Das 8h00 às 17h00 - Segunda a Sexta-feira

Das 7h00 às 17h00 - Sábado e Domingo por ocasião de eventos com supervisão CBA

Quem pode usar o CEOC?

Além de sua destinação precípua, que é a de desenvolver as atividades do CEOC e da Confederação Brasileira de Automobilismo, o Centro está aberto também para todos os grupos do automobilismo que necessitem de um espaço para reuniões, cursos, palestras etc, mediante marcação prévia e sujeito a disponibilidade de agenda.

Foto anexa: Paulo Scaglione, presidente da CBA, em palestra no CEOC (Foto Jorge Sá/JV Photo Racing)

Américo Teixeira Jr.
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Revista Motorsport Brasil
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segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Santa Cruz do Sul terá prova decisiva do Campeonato Brasileiro de Endurance

A prova “Três Horas de Santa Cruz do Sul” poderá determinar os primeiros campeões da temporada 2008 do endurance nacional


A cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul será palco, neste final de semana, da quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance. Já na sexta-feira, dia 26 de setembro, o Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul estará recebendo os primeiros treinos livres e a prova, com duração de três horas, terá a largada no domingo, 28, às 13h00. O certame é promovido pela Interlagos Eventos e supervisionado pela Confederação Brasileira de Automobilismo. A etapa tem o apoio da Federação Gaúcha de Automobilismo.

Antes mesmo da chegada das equipes ao autódromo, já estão inscritos 50 pilotos divididos em 23 carros tais como Dodge Viper, Maserati Trofeo, BMW M3, Chevrolet Vectra 2.0 oficial de fábrica, além dos potentes protótipos nacionais Mitsubishi, Tornado, MCR, Predador, Horus, Spyder Race, entre outros.

Segundo o promotor Antônio de Souza Filho, a prova reúne elementos para ser uma das melhores do calendário. “Se você analisar que alguns dos carros de endurance mais potentes do Brasil estarão participando e o clima de decisão do evento, pelo fato de o campeonato estar se aproximando de seu final, é muito grande a perspectiva de uma grande prova e com grid cheio”, avaliou De Souza, que projeta um crescimento significativo no número de inscritos durante a semana. “Não me surpreenderei se tivermos 40 carros no grid”.

Outro fator que justifica o entusiasmo do promotor com a prova é justamente a cidade de Santa Cruz do Sul. “Eu tenho uma paixão especial por esta cidade e seu povo. O automobilismo é um esporte que tem apaixonados por todo o Brasil e, com certeza, somos bem recebidos em todos os lugares. Mas em Santa Cruz do Sul a coisa é diferente. Apesar do frio que a gente enfrenta em algumas épocas do ano, o calor humano e o entusiasmo dos membros da prefeitura, da equipe do autódromo, dos responsáveis pelo comércio local, o apoio da imprensa e a energia dos fãs fazem com que eu e minha equipe nos sintamos em casa fazendo provas em Santa Cruz do Sul e contagiados por essa recepção maravilhosa”, destacou Antonio de Souza Filho.


Clima de decisão


Duas categorias, em particular, poderão conhecer os campeões de 2008 já em solo gaúcho. Depois de vencer as três primeiras provas da categoria II, o ex-campeão brasileiro de Stock Car Fábio Sotto Mayor poderá somar mais um título nacional ao seu vasto currículo se repetir a dose com o BMW M3 da equipe Eurobike ou mesmo diante de uma combinação favorável de resultados. O mesmo pode ser dito em relação aos irmãos Fernando e Edemar Stédile (Protótipo Spyder Race), que venceram todas as provas da classe III até aqui, apesar da forte oposição do Protótipo Predador, dos paranaenses Jair e Duda Bana, vice-líderes.

Na categoria I a disputa é a mais apertada do campeonato, com quatro pontos dividindo os líderes César Bonilha e Márcio Lima, com Protótipo Spyder Race, Eduardo de Souza Ramos e Leandro de Almeida, com Protótipo Mitsubishi. No grupo IV, Algacir Sermann Filho e Augusto Baldo Neto seguem na ponta.


Entenda o Brasileiro de Endurance


O Brasileiro de Endurance é dividido em quatro categorias e os concorrentes recebem pontuação, por categoria, para efeito de contagem de pontos para o campeonato, desde que seja cumprido um percentual mínimo de 75% das voltas do vencedor da respectiva classe. Não ha descartes de resultados.


Pontuação - 1º – 20 pontos; 2º – 15; 3º – 12; 4º – 10; 5º – 08; 6º – 06; 7º – 04; 8º – 03; 9º – 02; 10º – 01 ponto.


Categorias

Categoria I

Sport Protótipo FIA até 2000 cc, Veículos Categoria E1 FIA, Sport Protótipo Nacional equipado com turbo compressor, GT/NGT FIA, Veículos de Turismo acima de 2000 cc equipados com turbo Compressor

Categoria II

Turismo Especial Força Livre Acima de 2001 cc, Pick-Ups de Competição Acima de 2001 cc, Veículos de Turismo até 2000 cc equipados com turbo compressor

Categoria III

Sport Protótipo Nacional Até 2000 Cc, Gran Turismo Até 2000 Cc

Categoria IV

Veículos de Turismo Força Livre até 2000 cc, Pick Up de competição até 2000 cc


Três Horas de Santa Cruz do Sul: Programação Oficial


Sexta-feira, 26 de setembro de 2008
09h50 – 10h50 Primeira sessão de treinos livres
12h50 – 13h50 Segunda sessão de treinos livres
15h10 – 16h10 Terceira sessão de treinos livres
Sábado, 27 de setembro de 2008
09h00 – 10h00 Quarta sessão de treinos livres
11h10 – 12h10 Quinta sessão de treinos livres
14h00 – 14h30 Classificação das categorias I e III
14h45 – 15h15 Classificação das categorias II e IV
Domingo, 28 de setembro de 2008
10h00 – 10h20 Warm Up
13h00 Largada da prova Três Horas de Londrina
16h00 Chegada
16h10 Pódio








E1-1 BMW M3 de Fábio Sotto Mayor, líder da Categoria II

E1-2 Spyder Race de Edemar e Fernando Stédile, líderes da Categoria III

E1-3 Nestor Valduga (esq.), presidente da Federação Gaúcha de Automobilismo, e Antonio de Souza Filho, promotor do Campeonato Brasileiro de Endurance


Fotos: Vinícius Nunes/www.jvphotoracing.com


Américo Teixeira Jr.
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quarta-feira, 17 de setembro de 2008

CBA inaugura o CEOC, a “Universidade dos Oficiais de Competição”

Rio de Janeiro, 17 de setembro de 2008
Informe para a Imprensa

O Centro de Excelência de Oficiais de Competição é uma criação da Gestão Paulo Scaglione e visa formar diretores de provas, comissários técnicos e desportivos, equipes de sinalização e resgate, secretários de provas e demais funções relativas ao automobilismo


Criado pelo presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Paulo Scaglione, já está em pleno funcionamento o Centro de Excelência de Oficiais de Competição (CEOC). Localizado nas dependências do Autódromo Municipal José Carlos Pace, em São Paulo, trata-se de um núcleo de formação e aperfeiçoamento dos profissionais que já atuam nas áreas técnicas e desportivas do automobilismo nacional, em todas as suas modalidades, assim como para aqueles que desejam ingressar no segmento e que agora poderão fazê-lo a partir de agora, desde que indicados por suas respectivas federações estaduais.

É uma espécie de “Universidade CBA” para formar diretores de provas, comissários técnicos, comissários desportivos, equipes de sinalização, secretaria de provas, grupos de resgate, entre outros. O CEOC é uma parceria da CBA, através do Conselho Técnico Desportivo Nacional, com a Prefeitura de São Paulo, São Paulo Turismo, Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 e Hospital São Luiz.

Desde que a Gestão Paulo Scaglione foi iniciada, em janeiro de 2001, o automobilismo brasileiro registra números crescentes em vários setores, notadamente na quadruplicação de pilotos em atividades – passando de pouco mais de 2.000 para algo em torno de 8.000 filiados - e na criação de novas competições em todas as modalidades sob a alçada da CBA, com cerca de 40 campeonatos de âmbito nacional.

Mas no bojo do crescimento de um esporte substancialmente de alto rendimento, o mesmo grau de excelência passou a ser exigido dos oficiais de competição. Para atender a essa demanda crescente por mão-de-obra especializada e necessitando de constante atualização, a CBA promoveu diversos seminários, cursos e simpósios, de 2001 para cá, para promover essa capacitação.

Porém, dada a abrangência atingida pelo esporte, a direção da entidade decidiu ampliar essas ações. “Embora esse esforço de capacitação seja constante e com resultados conhecido por todos os competidores e promotores, a CBA parte agora para uma fase mais agressiva, contado com parceiros que, sem os quais, não seria possível atingir a eficiência desejada”, explicou Scaglione.


“Semente” há muito plantada


Embora inaugurado recentemente, o CEOC teve a sua “semente” lançada anos atrás, quando o promotor do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, Tamas Rohonyi, e o presidente Paulo Scaglione fizeram gestões junto a FIA Foundation, inclusive com a apresentação do primeiro projeto objetivando a realização de congressos do gênero no Brasil.

O CEOC atuará inicialmente em dois planos distintos. O primeiro deles, em curso já a partir de primeiro dia de funcionamento, é o de atualizar todos os oficiais de competição de acordo com as normas, procedimentos e metodologias adotadas pela CBA FIA e colocadas em prática pelo CEOC. A partir da construção do maior banco de dados já existente no automobilismo brasileiro em todos os tempos, estão sendo catalogadas todas as experiências técnicas e desportivas de cada oficial.

A seguir, avaliados todos os requisitos exigidos para que um profissional possa atuar sob as exigências atuais do esporte no Brasil, diferentes graduações serão estabelecidas e este gigantesco cruzamento de dados permitirá estabelecer com precisão os níveis de excelência já alcançados. Por outro lado, para os segmentos com necessidade de aprimoramento, será possível produzir esforços pontuados para a obtenção dos níveis desejados.

Quando se fala em “níveis desejados”, a meta é ter comissários, diretores de provas e demais oficiais atuando com o máximo de eficiência. Não há espaço, no automobilismo brasileiro do Século 21, para oficiais sem a preocupação em estar atualizado constantemente na sua função. Um oficial que “no ontem” conhecia todos os procedimentos e era parâmetro de conduta, “no hoje” pode não mais estar nesse nível se não houve uma preocupação com a atualização. Toda a estrutura foi montada para que essa reciclagem ocorra, mas a manutenção do profissional nos atuais quadros dependerá unicamente dele.

“Não haverá a dispensa de um único oficial já em ação e todos serão assistidos e treinados de maneira que exista uma unificação de procedimentos e de alto nível em todo o País. Mas é importante deixar claro que o enquadramento do oficial de competição nesse novo momento do automobilismo é condição indispensável para que ele continue atuando”, esclareceu Alfredo Tambucci, o coordenador do CEOC. “A orientação do Dr. Paulo Scaglione é clara: onde quer que eventualmente ainda persistam, acabarão a improvisação e o amadorismo. E o recado vale para todos, sem exceção”, completou.


Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1


Nesse primeiro momento, tendo em vista a realização do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 no dia 2 de novembro próximo, a atividades do CEOC estarão voltadas fundamentalmente para a adequação deste grupo específico às metodologias que passarão a nortear todo o automobilismo. Nesse sentido, nada mais adequado do que fazê-lo sob a base do que há de mais moderno no automobilismo mundial.

A etapa brasileira da categoria tem obtido, sistematicamente, notas muito positivas da Federation Internationale de L’ Automobile no que se refere a atuação de todo o corpo de oficiais, que ultrapassa a casa de 600 pessoas. “A Organização do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 colabora com a CBA no desenvolvimento profissional do seu quadro técnico designando seu executivo principal da área, sr. Alfredo Tambucci, para desenvolver toda a estrutura e material didático necessários. Espera-se que o desnível técnico existente entre o Grande Prêmio do Brasil e a maioria das provas nacionais seja reduzido com esse programa”, projetou Tamas Rohonyi, promotor da etapa brasileira da Fórmula 1.





Responsabilidade das Federações


O programa tem um importante efeito multiplicador. As federações indicarão os oficiais de competição que atuam sob sua tutela para o programa de reciclagem e desenvolvimento do CEOC. De volta aos seus estados de origem, esses oficiais serão os professores que irão adequar todo o grupo local aos padrões da CBA e, posteriormente, formar novos integrantes.

Isso porque já estão abertas as inscrições para pessoas que desejam atuar no automobilismo, mas sempre por intermédio da federação local. “Ninguém vai poder procurar o CEOC para começar no automobilismo. A porta de entrada será sempre a federação e, nesse sentido, qualquer interessado pode procurar a federação de seu estado desde já”, explicou Antônio de Souza Filho, o diretor de Marketing da CBA.

Nesse processo, é fundamental a atitude participativa das federações, com a adoção das normais de âmbito nacional em seus estados. Em reunião realizada no dia 28 de julho na sede da CBA, no Rio de Janeiro, todos os presidentes de federações tomaram conhecimento dos detalhes do programa e tiveram uma minuciosa exposição dos benefícios que localmente serão auferidos. “Esse compromisso é muito importante para que não voltem a acontecer alguns episódios desagradáveis já vistos. Realizamos alguns seminários e cursos ao longo deste período. Entretanto, alguns oficiais, mesmo empolgados com os ensinamentos adquiridos, tiveram dificuldades na implantação porque em alguns casos isolados houve resistência local”, justificou Paulo Scaglione.





Modernas instalações em Interlagos


A sede permanente do CEOC está localizada na área administrativa do autódromo de Interlagos e é composta por setores diversos como administração, secretaria, coordenação, direção de prova, comissariado e comissões, além de um auditório com capacidade para 100 pessoas para cursos, seminários, palestras e demais atividades em grupo, ligadas ou não diretamente ao CEOC, mas desde que relacionada ao automobilismo. Equipes de sinalização, de resgate, associações de pilotos, federações, clubes e tantos mais poderão usar o espaço, bastando apenas um agendamento prévio, mediante disponibilidade, com a secretaria do CEOC.

No aspecto informatização, existem diversas plataformas de trabalho, abastecidas constantemente por conteúdo técnico, desportivo e de especialização geral sobre o esporte, que podem funcionar, a partir de um servidor instalado no próprio CEOC, separadamente ou em conjunto. Sendo assim, as plataformas destinadas ao Conselho Técnico Desportivo Nacional e para as comissões de Rali, Kart, Arrancada, Velocidade na Terra, Autódromos e Recordes poderão ser operadas em separado ou totalmente focadas em um segmento, quando a situação assim exigir.






Serviço


Localização

Centro de Excelência de Oficiais de Competição

Endereço

Autódromo Municipal José Carlos Pace

Avenida Senador Teotônio Vilela, 261. Bairro Interlagos. São Paulo – SP. 04801-010

Site

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E-mail

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Telefone

55 11 5667-7677

Horário de Funcionamento:

Das 8h00 às 17h00 - Segunda a Sexta-feira

Das 7h00 às 17h00 - Sábado e Domingo por ocasião de eventos com supervisão CBA

Quem pode usar o CEOC?

Além de sua destinação precípua, que é a de desenvolver as atividades do CEOC e da Confederação Brasileira de Automobilismo, o Centro está aberto também para todos os grupos do automobilismo que necessitem de um espaço para reuniões, cursos, palestras etc, mediante marcação prévia e sujeito a disponibilidade de agenda.


Américo Teixeira Jr.
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sexta-feira, 12 de setembro de 2008

MOTORSPORT BRASIL homenageia o kartismo brasileiro e Dra. Angela Bertini

Rio de Janeiro


Informe CBA

Já está circulando a edição de número 30 da MOTORSPORT BRASIL, revista oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo, com o Kartista Brasileiro como homenageado. Desde a capa, a publicação apresenta a cobertura do Campeonato Brasileiro de Kart, competição que reuniu mais de 200 pilotos e que está retratada, em suas duas fases, nas 14 páginas que compõem esse segmento. É prestada uma especial homenagem para a Dra. Angela Bertini, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, falecida no dia 30 de julho.



Outro destaque é a inauguração do Centro de Excelência de Oficiais de Competição da CBA, o CEOC, destinado a formar novos diretores de provas, comissários desportivos, comissários técnicos, bandeirinhas e demais profissionais atuantes nas áreas técnica e desportiva, sob a alçada da Confederação. O engenheiro brasileiro Marcos Lameirão, que acaba de ver o projeto de sua autoria, o Ginetta G50, ser campeão da GT4 Britânica, é o entrevistado.



Com 164 páginas, 23.000 exemplares e com distribuição em bancas, livrarias e através do mailing da CBA, a revista apresenta ainda um levantamento histórico da Fórmula 3 Sul-americana, a participação brasileira na Indy Lights norte-americana, Rali dos Sertões, Fórmula Truck, Stock Car V8, Copa Vicar, Stock Jr., GT3, Pick-up Racing, Copa Clio, Brasileiro de Endurance, Rali de Velocidade, Rali 4X4, Mitsubishi Cup Sudeste, Mitsubishi Cup Nordeste, Mitsubishi Motorsports, Copa Peugeot, Copa Troller, Brasileiro de Velocidade na Terra, Brasileiro de Arrancada, automobilismo regionais e muito mais.



A MOTORSPORT BRASIL é uma criação da Gestão Paulo Scaglione, administrada por Antônio de Souza Filho e editada pelo jornalista Américo Teixeira Jr. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail imprensa@cba.org.br.



Imagem anexa: A capa da edição em foto de Flávio Quick.



Américo Teixeira Jr.
Confederação Brasileira de Automobilismo
Revista Motorsport Brasil
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quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Nota de Falecimento: Raymond Bachx van Bouggenhout (S3)


Rio de Janeiro, 10 de setembro de 2008


Informe CBA


É com enorme pesar que comunicamos o falecimento de Raymond Bachx van Bouggenhout, ocorrido no dia de ontem na cidade do Rio de Janeiro. Ele foi o principal articulador político para a fundação da Confederação Brasileira de Automobilismo, em 1961, além de responsável pelo reconhecimento da Entidade junto a FIA.

"Raymond teve um importantíssimo papel na fundação da CBA, que foi o seu grande ideal. Além de trabalhar muito para o surgimento da Entidade, desenvolveu funções com grande competência que lançaram as bases para que a CBA avançasse e se tornasse o que é hoje, amplamente representativa e com reconhecimento internacional".

Paulo Scaglione
Presidente da CBA


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