domingo, 20 de abril de 2008

Brasileiro de Endurance: 35 carros abrem a temporada em Tarumã

A vitória foi conquistada pela dupla paranaense formada pelos pilotos Márcio Lima e Mário Bonilha em 3h1m8s012


Os pilotos paranaenses Márcio Lima e Mário Bonilha, com protótipo Aldee Spyder da Bonilha Racing, foram os vendedores da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance, prova de três horas de duração realizada neste domingo (20 de abril) no Autódromo Internacional de Tarumã (Viamão/RS). A dupla completou as 136 voltas – correspondentes a 410,176 km - em 3h1m8s012. O campeonato promovido pela Interlagos Eventos é supervisionado pela Confederação Brasileira de Automobilismo e contou com um grid de 35 carros.

Além da vitória na geral, a dupla Lima/Bonilha assumiu a liderança da categoria I (Protótipos FIA até 2.000 cc, protótipos nacionais com turbo compressor, GT FIA e Turismo acima de 2.000 cc com turbo compressor). A 2ª colocação na prova foi conquistada pelos pilotos gaúchos Edemar e Fernando Stédile, com Aldee Spyder da equipe Pionner. Esse resultado garantiu para a dupla, única a receber a bandeirada na mesma volta do líder, o 1º lugar na classificação da categoria III (Protótipos nacionais até 2.000 cc).

Nas demais categorias do Campeonato Brasileiro de Endurance, Fábio Sotto Mayor e Henry Visconde venceram na categoria II (Turismo Força Livre e pick-ups acima de 2.001 cc, além de Turismo até 2.000 cc com turbo compressor), com BMW M3 da Eurobike Motorsport. Já a Categoria IV, para motores até 2.000 cc, a vitória ficou para o VW Gol conduzido pelo quarteto gaúcho formado por Isadora Dihel, Luciano Cardoso, Airton Dihel e Venetou Zambom.

A segunda rodada acontecerá em São Paulo com as disputas da tradicional prova 500 Quilômetros de Interlagos, no dia 15 de junho. Na seqüência será a vez do Rio de Janeiro (Autódromo Internacional Nelson Piquet, 6 de julho), Londrina (Autódromo Internacional Ayrton Senna, 10 de agosto), Guaporé (Autódromo Internacional de Guaporé, 21 de setembro) e, fechando o calendário, a etapa de 9 de novembro no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais/PR.

O resultado final e geral da prova Três Horas de Tarumã, válida pela primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance (e também pelo Gaúcho da modalidade) é o seguinte:

P
N.ºCatPilotoVoltasUF
18IMárcio Lima/Mário Bonilha136 em 3h01m08s012PR
27IIIEdemar Stédile/Fernando Stédile136RS
344IIILisandro Webber135RS
436IIIJair BanaCarlos Bana134PR
52IIIFelipe Roso/Vinícius Roso131RS
64IEduardo Souza Ramos/Leandro de Almeida130SP
748IIIDaniel Seolino/Felipe Toledo/Sidney Toigo129RS
83ILuiz Carlos Crestani/Luiz Fernando Cruz129RS
943IIILuiz Fernando Costa/Guaraci Costa/Odilon Menezes128RS
1010IIIPierre VenturaJoão Cardoso Jr.127RS
1122IVAngelo Bello/Alexandre Biazus119RS
1255IVWagner dos Santos119RS
1319IJosé Carlos Rossi/Fernando Mello118RS
1445IVIsadora Dihel/Luciano Cardoso/Airton Dihel/Vinetou Zambom118RS
1554IIIRodrigo Gonçalves/Mauricio Amaral/Fábio Arasanz116PR
165IGeciel de Andrade/João Carlos de Andrade115RS
1792IIIMarcelo CamachoGuilherme Haddad 114SP
1870IIFábio Souto Mayor/Henry Visconde113SP
1951IVRicardo Dilser/Carlos Prado109SP
2032IEdson Machado/Paulo Machado109SC
2156IVPedro Ávila107RS
2234IIIFabrício Colla/Cassiano Colla98PR
239IVAntônio Gama/Rodney Tardivo/Danilo Moraes96RS
2425IIIAlexandre Marensi/Alexandre Buneder73RS
2589IVFernando Lauda62RS
2641III

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Tarumã celebra a vocação gaúcha pelo endurance neste domingo


Crédito: Cláudio Kolodziej/Interlagos Eventos


Neste domingo, o Campeonato Brasileiro CBA de Endurance dará a largada para a temporada 2008 no principal reduto brasileiro da categoria

Não poderia ser diferente. A abertura do Campeonato Brasileiro CBA de Endurance só poderia mesmo acontecer no Rio Grande do Sul, principal reduto brasileiro da categoria. A prova Três Horas de Tarumã será disputada neste domingo (20 de abril), a partir das 13h00, no Autódromo Internacional de Tarumã (Viamão/RS). Serão cerca de 145 voltas pelos 3.016 metros do circuito e grid de largada será superior a 30 carros. O certame é promovido pela Interlagos Eventos e supervisionado pela Confederação Brasileira de Automobilismo. No mesmo evento haverá a etapa gaúcha da modalidade.

“Aqui é a casa do automobilismo de endurance. O público gaúcho é apaixonado, pilotos e equipes se desdobram para alinhar seus carros e a acolhida ao Campeonato Brasileiro é das melhores”, festeja o promotor Antônio de Souza Filho.

A presença do Rio Grande do Sul no cenário brasileiro de endurance é histórica, com o Estado se consagrando não apenas através de pilotos detentores de carreiras mais do que vitoriosas, mas também pela construção de modernos protótipos e a realização de algumas das mais tradicionais provas de longa duração.

A rodada desde domingo do Campeonato Brasileiro de Endurance, em Tarumã, marcará o início de uma temporada que será composta por seis provas. A segunda rodada acontecerá em São Paulo com as disputas da tradicional prova 500 Quilômetros de Interlagos, no dia 15 de junho. Na seqüência será a vez do Rio de Janeiro (Autódromo Internacional Nelson Piquet, 6 de julho), Londrina (Autódromo Internacional Ayrton Senna, 10 de agosto), Guaporé (Autódromo Internacional de Guaporé, 21 de setembro) e, fechando o calendário, a etapa de 9 de novembro no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais/PR.

Corrida para todos

O regulamento homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo permite uma gama diversificada de carros na pista, pois criou quatro grupos distintos que competem simultaneamente, desde que em conformidade com o anexo J da FIA.

A Categoria I é reservada para os protótipos FIA até 2.000 cc, protótipos nacionais com turbo compressor, GT FIA e Turismo acima de 2.000 cc com turbo compressor. A Categoria II recebe os Turismo Força Livre e pick-ups acima de 2.001 cc, além de Turismo até 2.000 cc com turbo compressor. A categoria III é para os protótipos nacionais até 2.000 cc. Já a Categoria IV, para motores até 2.000 cc, é outro reduto para carros nacionais e pick-ups.





Sexta-feira, 18 de abril de 2008




Todos os campeões da temporada 2007 do Brasileiro de Endurance

Departamento de Comunicação da Interlagos Eventos
Jornalista Responsável: Américo Teixeira Jr. (MTB 18.702)
19 3886-5521
americotjr@terra.com.br

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Protótipo MCR nº 46 dos gaúchos João Sant’Anna e Vitor Gens Rosa, atuais campeões brasileiros de endurance, Categoria I

Chevrolet Vectra nº 52 dos paulistas Eduardo Prado e Fernando Rebellato, atuais campeões brasileiros de endurance, Categoria II

Protótipo Aldee Spyder nº 8 dos paranaenses Maicon Tumiate e José Roberto Ramos, atuais campeões brasileiros de endurance, Categoria III

Chevrolet Montana nº 51 dos paulistas Ricardo Dilser e Sérgio Gotti, atuais campeões brasileiros de endurance, Categoria IV

Brasileiro de Endurance: treinos em Tarumã começam hoje


Protótipo Aldee Spyder dos paranaenses Maicon Tumiate e José Roberto Ramos, atuais campeões brasileiros de Endurance, Categoria III
Crédito: Cláudio Kolodziej/Interlagos Eventos

As atividades para a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance serão iniciadas hoje (sexta-feira, 18 de abril) no Autódromo Internacional de Tarumã (Viamão/RS), local da prova Três Horas de Tarumã no domingo, 20, a partir das 13h00. Um grid de 28 carros já estava garantido antes dos primeiros treinos livres. Porém, a expectativa do promotor Antônio de Souza Filho, da Interlagos Eventos, é para um número ainda maior, uma vez que as inscrições serão encerradas apenas na manhã de sábado. O certame é supervisionado pela Confederação Brasileira de Automobilismo.


A programação para a prova Três Horas de Tarumã é a seguinte:



Sexta–feira, 18 de abril de 2008
Das 13h30 às 15h00 - Primeiro Treino Livre

Das 15h30 às 17h00 - Segundo Treino Livre



Sábado, 19 de abril de 2008
Das 11h00 às 12h00 - Terceiro Treino Livre

Das 13h00 às 14h00 - Quarto Treino Livre

Das 14h30 às 15h00 - Classificação categorias I e III

Das 15h30 às 16h00 – Classificação categorias II e IV


Domingo, 20 de abril de 2008
Das 10h00 às 10h30 – Warm-up

13h00 – Largada para a prova Três Horas de Tarumã




Sexta-feira, 18 de abril de 2008


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quarta-feira, 16 de abril de 2008

Brasileiro de Endurance começa domingo em Tarumã


Crédito: Cláudio Kolodziej/Interlagos Eventos
Protótipo MCR dos gaúchos João Sant’Anna e Vitor Gens Rosa, atuais campeões brasileiros de endurance, Categoria I

A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance será realizada neste domingo (20 de abril), a partir das 13h00, no Autódromo Internacional de Tarumã, localizado na cidade gaúcha de Viamão (região metropolitana de Porto Alegre). A prova Três Horas de Tarumã deverá impor aos competidores uma jornada de aproximadamente 450 km pelos 3.016 metros do circuito. Estima-se que o carro vencedor na geral cumprirá algo superior a 145 voltas. O certame é promovido pela Interlagos Eventos e supervisionado pela Confederação Brasileira de Automobilismo.


O regulamento técnico (*) permite uma gama diversificada de carros na pista porque é composto por quatro categorias que competem simultaneamente, desde que em conformidade com o anexo J da FIA (ver http://www.cba.org.br/anexoj/index.asp).

A Categoria I é reservada para os protótipos FIA até 2.000 cc, protótipos nacionais com turbo compressor, GT FIA e Turismo acima de 2.000 cc com turbo compressor. A Categoria II recebe os Turismo Força Livre e pick-ups acima de 2.001 cc, além de Turismo até 2.000 cc com turbo compressor. A categoria III é para os protótipos nacionais até 2.000 cc. Já a Categoria IV, para motores até 2.000 cc, é outro reduto para carros nacionais e pick-ups.

Embora haja solenidade de pódio para os cinco melhores classificados na geral e também por categoria, a pontuação do Campeonato Brasileiro de Endurance é registrada separadamente para cada um dos quatro grupos regulamentados, exigindo-se um mínimo de 75% das voltas do vencedor da categoria para registrar pontos na mesma. Não há descartes e o vencedor acumula 20 pontos. As demais colocações registram as seguintes pontuações: 2º (15 pontos), 3º (12), 4º (10), 5º (8), 6º (6), 7º (4), 8º (3), 9º (2) e um ponto para o 10º.

O certame será composto, em seu total, por seis etapas. A segunda rodada acontecerá em São Paulo com as disputas da tradicional prova 500 Quilômetros de Interlagos, no dia 15 de junho. Na seqüência será a vez do Rio de Janeiro (Autódromo Internacional Nelson Piquet, 6 de julho), Londrina (Autódromo Internacional Ayrton Senna, 10 de agosto), Guaporé (Autódromo Internacional de Guaporé, 21 de setembro) e, fechando o calendário, a etapa de 9 de novembro no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais/PR.

A programação para a prova Três Horas de Tarumã é a seguinte:


Sexta–feira, 18 de abril de 2008
Das 13h30 às 15h00 - Primeiro Treino Livre

Das 15h30 às 17h00 - Segundo Treino Livre



Sábado, 19 de abril de 2008
Das 11h00 às 12h00 - Terceiro Treino Livre

Das 13h00 às 14h00 - Quarto Treino Livre

Das 14h30 às 15h00 - Classificação categorias I e III

Das 15h30 às 16h00 – Classificação categorias II e IV


Domingo, 20 de abril de 2008
Das 10h00 às 10h30 – Warm-up

13h00 – Largada para a prova Três Horas de Tarumã



(*)http://www.cba.org.br/modalidades/regulamentos/index.asp?modalidade=ENDURANCE


Quarta-feira, 16 de abril de 2008

Departamento de Comunicação da Interlagos Eventos
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terça-feira, 1 de abril de 2008

COMUNICADO ÀS AUTORIDADES E AOS PILOTOS FILIADOS À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO

COMUNICADO CBA
Rio de Janeiro, 1º de abril de 2008



Muito embora não tenha sido, ainda, citado oficialmente, o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) teve acesso a parte do acórdão da 4ª Câmara Cível da Comarca da Capital do Rio de Janeiro e vem alertar pilotos e autoridades que, em momento algum, houve qualquer tipo de reconhecimento da “empresa” denominada Línea Brasil no sentido de que a mesma atue como Integrante do Sistema Brasileiro do Desporto. Na realidade, naquela decisão, o relator do agravo destacou que existe enorme diferença entre a prática formal e a prática não formal do desporto, a primeira formada por normas e regras nacionais e internacionais e a segunda, da prática não formal, que é caracterizada pela liberdade lúdica de seus praticantes.

Aquela mesma decisão “enquadrou”, ainda, a “empresa” Línea Brasil como realizadora de prática desportiva não formal ao firmar: “Nestas circunstâncias, vislumbra-se que a associação agravante (* Línea Brasil), criada com o objetivo de realizar práticas desportivas não formais, de simples participação e de modo voluntário, não está integrada ao Sistema Nacional do Desporto e nem subordinada a CBA....”

Nunca a CBA tentou impedir a realização de qualquer atividade Lúdica, pois não é sua competência. Não se tem, portanto, notícia de qualquer tipo de intervenção desta Entidade em kart indoor, carrinhos de parques de diversões, carrinhos de rolimã, etc. Nosso compromisso é com o desenvolvimento do esporte de rendimento para formação de verdadeiros pilotos de competição.

Tendo em vista as informações absolutamente distorcidas que estão sendo divulgadas, tão logo haja a citação da CBA, será publicada a decisão da Justiça, na íntegra, para que os pilotos dela tenham ciência.





Paulo Enéas Scaglione

Presidente da CBA




Obs: (* Linea Brasil) nossa inclusão



Informações adicionais com:

AMÉRICO TEIXEIRA JR.
Assessor de Imprensa
Confederação Brasileira de Automobilismo
19 3826-3405