terça-feira, 30 de dezembro de 2008

PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA MARCARÁ O GP CIDADE DE SÃO PAULO

GP CIDADE DE SÃO PAULO
COMUNICADO PARA A IMPRENSA

Segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Festival de regularidade e competições de carros antigos serão os eventos preliminares da

maratona de 1.000 quilômetros

A prova de longa duração será disputada no dia 25 de janeiro e fará parte das comemorações

dos 455 anos da Capital Paulista


Válido pela primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance, o GP Cidade de São Paulo

não apenas abrirá a temporada 2009 do automobilismo brasileiro, mas também será um evento

com diversas atrações para o público que comparecer ao Autódromo Municipal José Carlos Pace

(Interlagos), zona sul de São Paulo, no dia 25 de janeiro, data do 455º aniversário da

cidade. O GP será organizado pelo Automóvel Clube da Lapa (ACL), terá a supervisão da

Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) e Confederação Brasileira de Automobilismo

(CBA).



A prova será disputada em 1.000 quilômetros ou 233 voltas, totalizando cerca de oito horas

de competição. Serão distribuídos R$ 30.000 (Trinta Mil Reais) em prêmios pelo ACL e o

regulamento está dividido em quatro categorias (ver quadro abaixo). Os treinos livres terão

início na sexta-feira, 23 de janeiro, a classificação acontecerá no sábado e, no domingo, a

largada será às 13h00. Antes, o Festival de Regularidade e a prova de Carros Antigos

agitarão Interlagos.



As inscrições para o GP Cidade de São Paulo estão abertas, ao custo de R$ 5.000,00 por

carro. Informações e inscrições no site http://www.gpcidadedesaopaulo.com.br e

http://www.faspnet.com.br.





PROGRAMAÇÃO COMPLETA:



Quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

08h00 às 17h00 – Secretaria - Inscrições/Credenciamento
08h00 às 18h00 - Box/Pista - Montagem



13h00 às 17h00 - Vistoria Técnica para o GP Cidade de São Paulo



Sexta–feira 23 de janeiro de 2009

08h00 às 21h00 – Secretaria - Expediente



12h00 às 14h00 - Vistoria Técnica para a competição de Carros Antigos



13h00 às 14h00 – Primeiro Treino Livre para o GP Cidade de São Paulo
14h15 às 15h00 – Primeiro Treino Livre para a competição de Carros Antigos
15h15 às 16h15 – Segundo Treino Livre para o GP Cidade de São Paulo
16h30 às 17h15 - Segundo Treino Livre para a competição de Carros Antigos
20h00 às 21h00 – Terceiro Treino Livre para o GP Cidade de São Paulo



Sábado, 24 de janeiro de 2009

08h00 às 21h00 – Secretaria - Expediente



10h00 às 11h30 - Vistoria Técnica para a competição de Carros Antigos



10h45 às 11h45 – Quarto Treino Livre para o GP Cidade de São Paulo
12h00 às 12h45 – Terceiro Treino Livre para a competição de Carros Antigos



13h00 às 13h30 - Classificação para as categorias I e III do GP Cidade de São Paulo
13h45 às 14h15 - Classificação para as categorias II e IV do GP Cidade de São Paulo
14h30 às 15h00 – Classificação para a competição de Carros Antigos



14h00 – Briefing para os competidores do Festival Regularidade
15h10 – Briefing para os competidores do GP Cidade de São Paulo
15h30 – Briefing para os competidores de Carros Antigos



15h15 às 16h00 - Treino Livre para o primeiro grupo do Festival Regularidade
16h15 às 17h00 - Treino Livre para o segundo grupo do Festival Regularidade
17h15 às 18h00 - Treino Livre para o terceiro grupo do Festival Regularidade



20h00 às 20h45 - Treino Extra para o GP Cidade de São Paulo



Domingo, 25 de janeiro de 2009

08h10 às 08h40 – Warm up para o GP Cidade de São Paulo



08h50 às 09h20 – Primeiro Grupo do Festival Regularidade
09h35 às 10h05 – Segundo Grupo do Festival Regularidade
10h20 às 10h50 – Terceiro Grupo do Festival Regularidade



11h05 - Abertura dos boxes para a competição de Carros Antigos
11h20 - Fechamento dos boxes para a competição de Carros Antigos
11h25 - Placa de cinco minutos para a competição de Carros Antigos
11h30 - Largada para 25 minutos + uma volta para a competição de Carros Antigos

12h10 – Pódio para a competição de Carros Antigos



12h30 – Pódio para o Festival Regularidade



12h25 – Abertura dos boxes para o GP Cidade de São Paulo
12h40 - Fechamento dos boxes para o GP Cidade de São Paulo
12h45 - Hino Nacional Brasileiro
12h50 - Placa de cinco minutos para o GP Cidade de São Paulo
12h55 - Volta apresentação do GP Cidade de São Paulo
13h00 - Largada para 233 voltas ou oito horas para o GP Cidade de São Paulo
21h00 – Pódio para o GP Cidade de São Paulo





QUADRO DE CATEGORIAS



Categoria I
- Sport Protótipo FIA até 2.000 cc;
- Sport Protótipo Nacional acima de 2.000 cc ou equipado com turbo compressor;
- FIA GT2/GT3/NGT;

- Turismo Especial com turbo compressor



Categoria II
- Turismo Especial Força Livre acima de 2.000 cc aspirados;
- Veículo de Turismo até 2.000 cc com turbo compressor



Categoria III
- Sport Protótipo 2.000 cc aspirado.



Categoria IV
- Gran Turismo até 2.000 cc aspirado;
- Veículo de Turismo Força Livre até 2.000 cc aspirado



AMÉRICO TEIXEIRA JR.
Confederação Brasileira de Automobilismo
Revista Motorsport Brasil
http://americoteixeirajr.blogspot.com
Fone: 55 19 3826-1778 - Fax.: 55 21 2221-4531 - Cel.: 55 19 9842-9845
www.cba.org.br - ateixeira@cba.org.br - americotjr@terra.com.br
Skype: americo.teixeira.jr - MSN: americoteixeirajr@hotmail.com

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

GP CIDADE DE SÃO PAULO TEM REGULAMENTO ABRANGENTE

IV GP CIDADE DE SÃO PAULO
COMUNICADO PARA A IMPRENSA
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2008


As quatro categorias estabelecidas pelo regulamento permitem a participação de praticamente todos os carros de competição em atuação no País


O IV GP Cidade de São Paulo, organizado pelo Automóvel Clube da Lapa (ACL) e supervisionado pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), já tem o seu regulamento disponibilizado e apresenta como principal característica a pluralidade. Dividido em quatro categorias e baseado no regulamento do Campeonato Brasileiro de Endurance, permite a participação diversificada de equipamentos. A prova será disputada no dia 25 de janeiro, em Interlagos, num percurso de 1.004 km e oito horas de duração.



“O GP Cidade de São Paulo está aberto para todos os competidores e por esse motivo temos um regulamento bem abrangente. Queremos fazer do GP uma grande festa do automobilismo para o aniversário de São Paulo e, desse modo, não seria lógico impor grandes restrições técnicas”, explicou o presidente da Federação de Automobilismo de São Paulo, professor Rubens Carpinelli. São quatro as categorias do GP Cidade de São Paulo, primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance:



Categoria I
- Sport Protótipo FIA até 2.000 cc;
- Sport Protótipo Nacional acima de 2.000 cc ou equipado com turbo compressor;
- FIA GT2/GT3/NGT;

- Turismo Especial com turbo compressor



Categoria II
- Turismo Especial Força Livre acima de 2.000 cc aspirados;
- Veículo de Turismo até 2.000 cc com turbo compressor



Categoria III
- Sport Protótipo 2.000 cc aspirado.



Categoria IV
- Gran Turismo até 2.000 cc aspirado;
- Veículo de Turismo Força Livre até 2.000 cc aspirado



Todos os veículos deverão estar de acordo com as normas de segurança estabelecidas pelo Anexo J da FIA. Serão obrigatórios pontos de iluminação para a prova noturna (para mais informações, consulte o Regulamento Particular no site oficial. As inscrições já estão abertas na Federação de Automobilismo de São Paulo, localizada à Rua Luís Góis, 718, Vila Mariana, São Paulo – SP. Fone: 11 2577-0522. E mail administracao@faspnet.com.br.



VISITE OS SITES



http://www.faspnet.com.br
http://www.gpcidadedesaopaulo.com.br
http://www.brasileirodeendurance.com.br




AMÉRICO TEIXEIRA JR.
Confederação Brasileira de Automobilismo
Revista Motorsport Brasil
http://americoteixeirajr.blogspot.com
Fone: 55 19 3826-1778 - Fax.: 55 21 2221-4531 - Cel.: 55 19 9842-9845
www.cba.org.br - ateixeira@cba.org.br - americotjr@terra.com.br
Skype: americo.teixeira.jr - MSN: americoteixeirajr@hotmail.com

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

GP CIDADE DE SÃO PAULO SERÁ DISPUTADO EM 233 VOLTAS

IV GP CIDADE DE SÃO PAULO
COMUNICADO PARA A IMPRENSA
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2008



As inscrições já estão abertas e o grid máximo permitido pelo regulamento para a prova no Autódromo de Interlagos é de 66 carros

O IV GP Cidade de São Paulo, no dia 25 de janeiro, contará pontos para a primeira etapa do Brasileiro de Endurance, constituindo-se no primeiro campeonato da temporada 2009 a iniciar suas atividades


Estão definidos os moldes da primeira maratona de endurance da temporada 2009 do automobilismo brasileiro. O IV GP Cidade de São Paulo, organizado pelo Automóvel Clube da Lapa (ACL) e supervisionado pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP), será disputado em 233 voltas pelos 4.309 metros do Autódromo Municipal José Carlos Pace, em Interlagos, zona sul da cidade de São Paulo. O percurso total está definido em 1004 km e será cumprido no tempo máximo de oito horas. A prova está incluída no calendário oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo, contando pontos para a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance.

As atividades de pista terão início na sexta-feira, 23 de janeiro, com treinos livres. O sábado será dedicado para as classificações e novas sessões de treinos livres. Já no domingo, após o Festival de Regularidade e a prova de Carros Antigos, a largada do GP Cidade de São Paulo ocorrerá às 13h00. A disputa faz parte das comemorações oficiais do 455º aniversário da Capital Paulista.

As inscrições já estão abertas, ao custo de R$ 5.000,00 por carro. Informações e inscrições na Federação de Automobilismo de São Paulo, localizada à Rua Luís Góis, 718, Vila Mariana, São Paulo – SP. Fone: (11) 2577-0522. www.faspnet.com.br. E-mail: administracao@faspnet.com.br.
VISITE O SITE www.gpcidadedesaopaulo.com.br

Foto anexa: O Lamborghini Gallardo, conduzido por Roberto Bonifácio e Sérgio Burger, foi o carro vencedor da etapa de 2008. Autor: Vinícius Nunes/JV Photo Racing


AMÉRICO TEIXEIRA JR.
Confederação Brasileira de Automobilismo
Revista Motorsport Brasil
http://americoteixeirajr.blogspot.com
Fone: 55 19 3826-1778 - Fax.: 55 21 2221-4531 - Cel.: 55 19 9842-9845
www.cba.org.br - ateixeira@cba.org.br - americotjr@terra.com.br
Skype: americo.teixeira.jr - MSN: americoteixeirajr@hotmail.com

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O GP Cidade de São Paulo abrirá a temporada do automobilismo brasileiro em 2009

GP CID
ADE DE SÃO PAULO
INFORME PARA A IMPRENSA Nº 1

Terça-feira, 09 de dezembro de 2008

A prova de longa duração será disputada no dia 25 de janeiro e fará parte das comemorações dos 455 anos da Capital Paulista


A temporada de 2009 do automobilismo brasileiro já tem data marcada para começar. Será no dia 25 de janeiro, em Interlagos, com as disputas do GP Cidade de São Paulo, fazendo parte das comemorações do 455º aniversário da Capital Paulista. Organizada pelo Automóvel Clube da Lapa (ACL) e supervisionada pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP), a prova de longa duração contará pontos para a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance, este supervisionado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).



Disputado pela primeira vez em 1936, pelas ruas do Jardim América, em São Paulo, o GP foi resgatado pela FASP em 2007 e a prova acontece, desde então, de forma ininterrupta. O regulamento permite a participação de praticamente todos os veículos de turismo e protótipos que competem atualmente nos certames nacionais e regionais do automobilismo brasileiro. Tal abrangência tem como justificativa a filosofia da FASP de fazer do GP uma grande festa de abertura da temporada.



“O GP Cidade de São Paulo valoriza todas as iniciativas e está aberto para todos, seja a equipe profissional e fortemente estruturada, seja a equipe pequena, que persiste graças unicamente ao esforço e a paixão de seus membros. É por isso que criamos um regulamento bem abrangente e cativante. Queremos todos na nossa festa!”, explicou Carpinelli. A prova será disputada em 1.000 quilômetros, totalizando cerca de oito horas de competição. As inscrições já estão abertas no seguinte local:



Federação de Automobilismo de São Paulo

Rua Luís Góis, 718

Vila Mariana

São Paulo – SP

Fone: 2577-0522

www.faspnet.com.br

E-mail: administracao@faspnet.com.br


AMÉRICO TEIXEIRA JR.
Fone: 55 19 3826-1778
Cel.: 55 19 9842-9845
americotjr@terra.com.br
www.faspnet.com.br

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

COMUNICADO PARA A IMPRENSA

Quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A Confederação Brasileira de Automobilismo divulgará hoje o calendário para a temporada de 2009.
Disponível no site www.cba.org.br/imprensa (mediante registro que tomará apenas alguns segundos) a partir das 17h00.


AMÉRICO TEIXEIRA JR.
Confederação Brasileira de Automobilismo
Revista Motorsport Brasil
http://americoteixeirajr.blogspot.com
Fone: 55 19 3826-1778 - Fax.: 55 21 2221-4531 - Cel.: 55 19 9842-9845
www.cba.org.br - ateixeira@cba.org.br - americotjr@terra.com.br
Skype: americo.teixeira.jr - MSN: americoteixeirajr@hotmail.com

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

BRASILEIRO DE ENDURANCE JÁ TEM O CALENDÁRIO 2009 E HAVERÁ TELEVISIONAMENTO

Os vencedores da temporada de 2008 foram definidos na Mil Milhas


Os pilotos e as equipes que disputarão o Brasileiro de Endurance de 2009 já podem intensificar os preparativos para o próximo campeonato. Isso porque a Interlagos Eventos, empresa promotora do certame, divulgou hoje (quinta-feira, 27 de novembro) o calendário para o próximo ano e adiantou ainda algumas novidades, dentre as quais o televisionamento do certame. A esse respeito, nos próximos dias serão assinados os contratos correspondentes e anunciado o patrocinador que garantirá esse retorno para a categoria.



“Fizemos o possível para que essas definições ocorressem o quanto antes para que os participantes pudessem planejar a temporada já sabendo quais competições iremos realizar e que tipo de retorno de mídia poderemos oferecer”, afirmou o promotor Antonio de Souza Filho, que realizou a etapa final da atual temporada do Campeonato Brasileiro de Endurance no domingo, 23 de novembro, com a Mil Milhas.



Numa parceria inédita, as três primeiras horas da Mil Milhas Brasil, prova promovida por Antonio Hermann, contaram pontos para a quinta e última etapa do certame nacional. Essa alternativa de unir o Brasileiro de Endurance com algumas das mais tradicionais competições de endurance deverá se repetir em 2009.



Para Souza, as tradicionais provas de endurance precisam não apenas ser preservadas, mas principalmente valorizadas, sendo o Brasileiro uma “ferramenta” a fazer parte desse processo. “Muitos competidores se vêem obrigados a escolher entre as provas regionais de importância e o Brasileiro. Tanto isso é verdade que equipes que participaram das primeiras provas do Brasileiro de Endurance não se inscreveram para a Mil Milhas, embora fosse esse o desejo, justamente porque priorizaram os 500 km de Londrina e a 12 Horas de Tarumã”, avaliou o promotor. Na sua visão de profissional de automobilismo com quatro décadas de atuação, os diversos interesses podem ser aglutinados e esse esforço de reunir forças está traduzido no calendário, em vias de homologação pelo Conselho Técnico Desportivo Nacional da CBA.



Provas nos principais centros do endurance





Serão seis etapas, com provas em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Embora haja a intenção de levar as disputas de longa duração para outras regiões do País, a concentração dos eventos nesses três estados, em 2009, tem como justificativa o grande números de participantes neles sediados. O promotor informou que a única dúvida reside justamente na rodada final. Se em princípio a sexta prova de 2009 está prevista para acontecer na Mil Milhas Brasil, Antonio de Souza Filho já escalou a competição 500 Milhas de Londrina para fechar o calendário, caso haja algum impedimento para repetir a parceria deste ano.



“O Campeonato Brasileiro de Endurance tem de ser a tradução do que há de melhor da modalidade no Brasil, impulsionando a criatividade dos nossos projetistas e pilotos, além de gerar empregos na crescente indústria do setor. Mas nada disso pode acontecer se não houver a valorização das provas históricas. É com esse pensamento que estamos trabalhando para 2009”, revelou Souza, que não esconde o seu plano de, em um futuro breve, incluir no calendário do Brasileiro outras provas como a Mil Km de Brasília e 12 Horas de Tarumã.



O calendário 2009 é o seguinte:



1ª Etapa - 25 de janeiro - 1.000 km Interlagos (São Paulo/SP)

2ª Etapa - 05 de abril - Três Horas de Tarumã (Viamão/RS)

3ª Etapa - 05 de julho - 500 km Interlagos (São Paulo/SP)

4ª Etapa - 23 de agosto - Três Horas de Curitiba (Curitiba/PR)

5ª Etapa - 05 de outubro - Três Horas Santa Cruz do Sul (Santa Cruz do Sul/RS)

6ª Etapa – 22 de novembro - 1.000 Milhas Brasil (São Paulo/SP) ou 12 de dezembro - 500 Milhas de Londrina (Londrina/PR)





Os campeões de 2008





As categorias I, II e III já conheciam seus campeões antes da rodada final, que foi dedicada à definição dos campeões da categoria IV e de todos os vice-campeões. Desse modo, os vencedores da temporada de 2008 do Campeonato Brasileiro de Endurance foram os seguintes:



CATEGORIA I

Campeões: Márcio Albuquerque Lima (PR) e Mario César Bonilha (PR)

Vice-campeões: Eduardo de Souza Ramos (SP) e Leandro de Almeida (SP)



CATEGORIA II

Campeões: Fábio Sotto Mayor (SP) e Henry Visconde (SP)

Vice-campeões: Fernando Rebellato (SP), Samuel Russel (SP), Carlos Eduardo Prado (SP)



CATEGORIA III

Campeões: Fernando Stédile (RS) e Edemar Stédile (RS)

Vice-campeões: Rodrigo Gonçalves (PR) e Mauricio Amaral (PR)



CATEGORIA IV

Campeões: Ricardo Dilser (SP) e Carlos Eduardo Prado (SP)

Vice-campeões: Algacir Sermann (PR) e Beto Cazuni (PR)



AMÉRICO TEIXEIRA JR.
Confederação Brasileira de Automobilismo
Revista Motorsport Brasil
http://americoteixeirajr.blogspot.com
Rua Antônio Bacetti Filho, 86
13280-000 - Vinhedo - SP - Brasil
Fone: 55 19 3826-1778 - Fax.: 55 21 2221-4531 - Cel.: 55 19 9842-9845
www.cba.org.br - ateixeira@cba.org.br - americotjr@terra.com.br
Skype: americo.teixeira.jr - MSN: americoteixeirajr@hotmail.com

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

CBA amplia presença brasileira na FIA com a nomeação do engenheiro gaúcho Jorge Martinewski


O presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Paulo Scaglione, ampliou ainda mais a presença nacional nas comissões permanentes da Fédération Internationale de L’Automobile (FIA). Se ao assumir, em 2001, o Brasil estava totalmente ausente desses organismos de decisão, agora são sete os representantes da CBA. O mais recente membro desta lista é o engenheiro gaúcho Jorge Martinewski. Ele foi nomeado por Scaglione para a Comissão Técnica e o ato foi oficializado ontem (5 de novembro), em Paris, na reunião do Conselho Mundial de Esporte Motor, do qual é Scaglione é membro eleito.



A nomeação foi justificada por Scaglione pela larga experiência de Martinewski como preparador de motores e chassis de competição, além de valorizar o automobilismo do Rio Grande do Sul em uma das comissões mais atuantes da área esportiva da FIA. Na gestão atual, o Brasil passou a ocupar pela primeira vez cinco comissões e duas outras (Conselho Mundial e Kart) foram reconquistadas pelo atual presidente, perdidas que foram em gestões anteriores.



Martinewski passa a fazer parte da seguinte estrutura brasileira na FIA:



Paulo Scaglione

Membro votante da Assembléia Geral

Membro eleito do Conselho Mundial de Esporte Motor



Fabiana Flosi

Comissão de Recordes



Paulo Salles

Comissão de Veículos Históricos



Pedro Sereno de Mattos

Comissão Internacional de Kart



Dino Altmann

Comissão Médica


Eduardo Polatti
Comissão de Energias Alternativas

Jorge Martinewski
Comissão Técnica


Américo Teixeira Jr.
Confederação Brasileira de Automobilismo
Revista Motorsport Brasil
19 3826-3405
19 9842-9845
ateixeira@cba.org.br
americotjr@terra.com.br
www.cba.org.br
http://americoteixeirajr.blogspot.com
Skype americo.teixeira.jr

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

CBA faz mudanças em seu quadro técnico

O presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Paulo Enéas Scaglione, em continuidade ao processo de reformulação de sua equipe de assessoramento direto, tomou as seguintes decisões:

1 – Exonerou o presidente da Federação Gaúcha de Automobilismo, Nestor Valduga, do cargo de presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional (CTDN);

2 – Na Portaria nº 52/2008, que oficializou a mundança e datada de 31 de outubro de 2008, o presidente registrou "o importante trabalho executado até a presente data pelo sr. Nestor Valduga na implantação e acompanhamento de diversos projetos desportivos”;

3 – Através da Portaria nº 53/2008, de 3 de novembro de 2008, nomeou para o mesmo cargo Haroldo Scipião, presidente da Federação Cearense de Automobilismo;

4 – Scipião foi nomeado em razão do grande desenvolvimento verificado nos últimos anos no automobilismo cearense, com a prática do automobilismo nas diversas modalidades sob a alçada da CBA (para mais informações sobre o automobilismo regional cearense, consultar o site www.fca.com.br);

5 - O Estatuto da CBA permite que um diretor da CBA mantenha suas atribuições de presidente de Federação de Automobilismo (FAU)



Américo Teixeira Jr.
Confederação Brasileira de Automobilismo
Revista Motorsport Brasil
19 3826-3405
19 9842-9845
ateixeira@cba.org.br
americotjr@terra.com.br
www.cba.org.br
http://americoteixeirajr.blogspot.com
Skype americo.teixeira.jr

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

CBA está pronta para o Grande Prêmio do Brasil




Grupos com atuações em várias áreas somam cerca de 600 pessoas


A numerosa equipe da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), comandada pelo presidente Paulo Scaglione, já está pronta para o 37º Grande Prêmio do Brasil, cuja atividade de pista terá início na sexta-feira, 31 de outubro.

Desde o mês de julho, todas as pessoas envolvidas nas áreas técnicas e desportivas do Grande Prêmio, sob a alçada da CBA, cumpriram uma intensa programação de treinamento no Centro de Excelência de Oficiais de Competição (CEOC). O CEOC é um órgão da CBA, criado nesta gestão, para treinar os atuais e formar novos oficiais de competição. Sua sede está localizada no Autódromo Municipal josé Carlos Pace.

Cerca de 600 membros dos diversos grupos que compõem a equipe da CBA, entre oficiais, profissionais e voluntários, adequaram-se aos conteúdos não apenas para reforçar o conhecimento já adquirido, mas principalmente atualizá-los às atualizações constantes de procedimentos.

Embora essa dinâmica aconteça para todas as edições brasileiras da Fórmula 1 e o nível de renovação do grupo seja pequeno, na ordem de 5% ao ano, esses treinamentos visam integrar, às diversas rotinas técnicas e desportivas, todos os padrões estabelecidos pela FIA. A partir disso, os mesmos procedimentos passam a ser adotados cotidianamente no automobilismo brasileiro.

São responsabilidades da CBA, entre outros grupos, direção de prova, comissariados técnico e desportivo (em conjunto com a FIA), sinalização, resgate, remoção, brigada de incêndio, fiscais de boxes, eventos suporte, secretaria de prova. Além da Fórmula 1, os eventos suporte Fórmula BMW, Trofeo Maserati e Porsche Cup estarão sob o leque de atribuições da CBA.

A foto anexa é de autoria do fotógrafo Vinícius Nunes/JV Photo Racing


Américo Teixeira Jr.
Confederação Brasileira de Automobilismo
Revista Motorsport Brasil
19 3826-3405
19 9842-9845
ateixeira@cba.org.br
americotjr@terra.com.br
www.cba.org.br
http://americoteixeirajr.blogspot.com
Skype americo.teixeira.jr

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Brasileiro de Endurance define os primeiros campeões em Santa Cruz do Sul





A categoria IV conhecerá a formação campeã na última etapa, que será disputada em novembro no Autódromo Internacional de Curitiba

Os irmãos gaúchos Edemar e Fernando Henrique Stédile, com o Protótipo Spyder Race Opel 2.0 da Categoria III, venceram a quarta e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance, disputada no domingo, 28, em Santa Cruz do Sul (RS). Na mesma volta da dupla vencedora cruzou o Protótipo Spyder Race VW 2.1 dos paranaenses Mário César Bonilha e Márcio Lima, 2º na geral e vencedor Categoria I. O resultado garantir para ambas as duplas o título antecipado em suas respectivas classes.

A festa foi dos irmãos Stédile teve como atrativo a vitória na Geral, a primeira na temporada, embora na categoria tenha sido a quarta consecutiva. Depois de uma maratona de 108 voltas pelos 3.530 metros do Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, receberam a bandeirada da vitória com 3h01min00s129, tempo necessário para cobrir os quase 380 km da prova. Entre os competidores da Categoria II, Fernando Rebellato e Samuel Russell "passearam" com o Chevrolet Vectra 2.0, oficial de fábrica, mas o título já é de Fábio Sotto Mayor, com BMW M3.

O único título ainda em disputa, o da categoria IV, será decidido na rodada final do Campeonato Brasileiro de Endurance, marcada para o Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhas (PR), no dia 11 de novembro. Com o Chevrolet Corsa da equipe oficial de fábrica, Ricardo Mendonça Dilser e Carlos Eduardo Prado garantiram o 1º posto em Santa Cruz do Sul, depois de 98 voltas percorridas, e suplantaram os então líderes da pontuação, Algacir Sermann Filho e Beto Cazuni, ausentes da zona de pontuação por quebra de embreagem do VW Gol. O 3º posto na quarta etapa de Isadora Diehl, Aírton Diehl e Luciano Cardoso manteve o trio gaúcho na vice-liderança, com VW Gol.

Três Horas de Santa Cruz do Sul

Resultado Final (Incluindo Gaúcho)

Posição

Geral

Posição

por categoria

CategoriaPiloto (UF)EquipamentoVoltas
11III7Edemar Stédile (RS)
Fernando Henrique Stédile (RS)
Protótipo Spyder Race Opel108 voltas

3h01min00s129

(127.160 km/h)

21I8Márcio Lima (PR)
Mario César Bonilha (PR)
Protótipo Spyder Race108 voltas
32I12Luis Roberto Coutinho Nogueira (SP)
Roberto Coutinho Nogueira (SP)
Maserati TrofeoA 2 voltas
41G48Eduardo Rosa (RS)
Felipe Toledo (RS)
Protótipo MCR TurboA 4 voltas
53I105Cleber Faria (SP)
Leonardo Vital (SP)
Maserati TrofeoA 4 voltas
64I18Eduardo Rosa (RS)
Fernando Poeta (RS)
Maserati TrofeoA 4 voltas
72III80Alexandre Finardi (PR)
Gastão Weigert (PR)
Aldee CoupêA 6 voltas
83III10Pierre Ventura (RS)
João Cardoso Jr. (RS)
Protótipo MCRA 6 voltas
94III54Rodrigo Gonçalves Ribas (RS)
Maurício Isoldi (RS)
Protótipo Spyder RaceA 8 voltas
101IV51Ricardo Mendonça Dilser (SP)
Carlos Eduardo Prado (SP)
Chevrolet CorsaA 10 voltas
115I114Pedro Queirolo (SP)
Valter Rossette (SP)
Maserati TrofeoA 11 voltas
125III36Jair Ruiz Bana (PR)
Carlos Eduardo Bana (PR)
Protótipo Predador OpelA 15 voltas
132IV21Luciano Cardoso (RS)
Vinetou Zambon (RS)
VW GolA 15 voltas
142G60Fernando Jr. (RS)
Miguel Oliveira (RS)
Chevrolet CorsaA 16 voltas
153IV45Airton Diehl (RS)
Isadora Diehl (RS)
Luciano Cardoso (RS)
VW GolA 18 voltas
163G15Telmo Jr (RS)Aldee CoupêA 18 voltas
174G31Cristiano de Almeida (RS)
Edson Postal (RS)
José Ross (RS)
Ford FiestaA 22 voltas
185G17Alexandre Silveira (RS)Chevrolet CeltaA 26 voltas
19NCG122Alexandre Biasuz (RS)
Angelo Bello (RS)
VW VoyageA 27 voltas
20NCIII16Matheus Maccari Neto (SP)
Irineu Camargo (SP)
Protótipo Spyder RaceA 27 voltas
217G136Nereu Rebechi (RS)
Tiago Rebechi (RS)
VW GolA 29 voltas
22NCG89Matheus Stumpf (RS)Protótipo Spyder RaceA 30 voltas
23NCG100J. Sala (RS)
F. Figueira (RS)
Protótipo MS 01A 31 voltas
24NCIII44Lisandro Webber (RS)
Marcelo Fernandes (RS)
Protótipo ScorpiusA 33 voltas
25NCG22Cesar Gautério (RS)
Reinaldo Helmesnchlager (RS)
VW GolA 34 voltas
26NCG154Pedro Ávila (RS)Chevrolet CorsaA 39 voltas
27NCIII34Fabrício Colla (RS)
Cassiano Colla (RS)
Protótipo Spyder RaceA 40 voltas
28NCI3Luiz Carlos Crestani (RS)
Luiz Fernando Cruz (RS)
LFC Tornado TurboA 42 voltas
29NCG9Augusto Gama (RS)
Danilo de Moraes (RS)
VW VoyageA 44 voltas
30NCG4Paulo Bertuol (RS)
Felipe Bertuol (RS)
Darci Marini (RS)
Protótipo Spyder RaceA 45 voltas
31NCG110Celso Ponsoni (RS)
Juliano Fantin (RS)
Pietro Fantin (RS)
Protótipo Spyder RaceA 49 voltas
32NCG6Herberto Heinen (RS)Pick UpA 53 voltas
33NCIV30Algacir Sermann Filho (PR)
José Idilberto Cazuni (PR)
VW GolA 54 voltas
341II52Fernando Rebellato (SP)
Samuel Russell (EUA)
Chevrolet VectraA 61 voltas
35NCG2Franco Stédile (RS)Pick UpA 89 voltas
36NCG88Juarez da Silva Jerres (RS)VW GolA 93 voltas


Classificação do Brasileiro de Endurance

CAMPEONATO BRASILEIRO DE ENDURANCE 2008
Categoria I - Classificação do campeonato após quatro de cinco etapas
PPilotoE1E2E3E4E5Total
18Márcio Lima, Mário César Bonilha206202066
24Eduardo de Souza Ramos, Leandro de Almeida151215NP42
312Luis Roberto Coutinho Nogueira, Roberto Coutinho NogueiraNP0121527
4105Leonardo VitalNP10NP1222
5911Marcel Visconde, Max Wilson LimaNP20NPNP20
6114Pedro QueiroloNP10NP818
733Lucas Molo, José Mário CastilhoNP15NPNP15
819José Carlos Rossi, Fernando Mello1040NP14
93Luiz Carlos Crestani, Luiz Fernando Cruz1200012
10105Cleber FariaNPNPNP1212
1118Eduardo Rosa, Fernando PoetaNPNPNP1010
125Geciel de Andrade, João Carlos de Andrade8NPNPNP8
1315Omilton Visconde, Ricardo LandiNP8NPNP8
14114Valter RossetteNPNPNP88
1532Edson Marcos Machado, Paulo César Machado600NP6
1656Felipe Flaquer, Paulo Roberto Baldini, Ricardo Simon FlaquerNP3NPNP3


Categoria II - Classificação do campeonato após quatro de cinco etapas
PPilotoE1E2E3E4E5Total
170Fábio Sotto Mayor202020NP60
270Henry Visconde2020NPNP40
352Fernando Rebellato, Samuel RussellNP15NP2035
452Ricardo DilserNP1515NP30
570Carlos AndradeNPNP20NP20
652Carlos Eduardo PratoNPNP15NP15


Categoria III - Classificação do campeonato após quatro de cinco etapas
PPilotoE1E2E3E4E5Total
17Edemar Stédile, Fernando Henrique Stédile2020202080
236Jair Ruiz Bana, Carlos Eduardo Bana15415842
354Rodrigo Ribas Gonçalves, Mauricio Amaral101001030
410Pierre Ventura, João Cardoso Jr.120NP1224
534Fabricio Colla, Cassiano Colla6610022
613Alexandre Zaninotto, Christian PonsNP15NPNP15
780Alexandre Finardi, Gastão WeigertNPNPNP1515
86Maycon Tumiate, Roberto RamosNPNP12NP12
981Antônio Marcondes, Carlos Eduardo AmorimNP12NPNP12
1054Fábio ArasanzNP10NPNP10
1192Marcelo Camacho, Guilherme Haddad 82NPNP10
1278Fábio Henrique Perez, Federico FiammaNP8NPNP8
1334Henry GaudensNP6NPNP6
1416Matheus Maccari Neto, Irineu CamargoNPNPNP66
1511Aloysio Moreira, Osvaldo FerreiraNP3NPNP3
1685Giocondo Rossi Neto, Gustavo RossiNP1NPNP1



Categoria IV - Classificação do campeonato após quatro de cinco etapas
PPilotoE1E2E3E4E5Total
151Ricardo Dilser, Carlos Eduardo Prado15NP152050
245Isadora Diehl, Luciano Cardoso, Airton Diehl200121244
330Algacir Sermann, Augusto Baldo NetoNP2020040
421José Cardoso Jr. NP10101535
521Vinetou Zambom20NPNP1535
621Juliano MallmannNP1010NP20
777Roberto Sales Dal Pont, Adolpho CunhaNP15NPNP15
8913Carlos Estites, Evaldo Luque, Waldevino de Paiva Jr.NP12NPNP12
965José Roberto Ribeiro, Nilson Ribeiro Cintra08NPNP8



Fotos (Autoria de Cláudio Kolodziej)

E6-1 Endurance_Campeao_Categoria I

Protótipo Spyder Race de César Bonilha e Márcio Lima, campeões antecipados da Categoria I

E6-2 Endurance_Campeao_Categoria III

Protótipo Spyder Race de Edemar e Fernando Stédile, vencedores da prova Três Horas de Santa Cruz do Sul e campeões antecipados da Categoria III

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

CBA na Fórmula 1: oficiais do GP Brasil já iniciaram os treinamentos no CEOC

Rio de Janeiro
Informe para a Imprensa



Os oficiais do Centro de Excelência de Oficiais de Competição, o mais novo órgão da Confederação Brasileira de Automobilismo, já iniciaram os treinamentos dos grupos que atuarão no GP Brasil de Fórmula 1



O tempo frio e chuvoso, reinante no sábado (20 de setembro) passado em São Paulo, não impediu que houvesse uma grande movimentação no Centro de Excelência de Oficiais de Competição (CEOC), órgão de treinamento e formação de oficiais de competição criado pelo presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Paulo Scaglione. Localizado nas dependências do Autódromo Municipal José Carlos Pace, trata-se de um núcleo de formação e aperfeiçoamento dos profissionais que já atuam nas áreas técnicas e desportivas do automobilismo nacional, em todas as suas modalidades, assim como para aqueles que desejam ingressar no segmento e que agora poderão fazê-lo por meio das federações de automobilismo.

O CEOC passou a funcionar, sem alarde, no dia 28 de julho e, de lá para cá, está sendo criado o maior banco de dados do automobilismo brasileiro nas esferas técnicas e desportivas. As poucas semanas de funcionamento do CEOC já geraram cerca de 1.000 registros de oficiais já em atuação no GP Brasil, nos campeonatos nacionais e regionais. Tal levantamento estar permitindo a identificação de potencialidades e deficiências dos oficiais em cada segmento.

Nessa fase de treinamento para o GP, os primeiros grupos foram os de sinalização, combustíveis e alimentação. Ainda nesse mês de setembro, todos os sábados, passarão pelo CEOC os demais grupos. Após essa atividade, composta pela apresentação dos procedimentos por parte dos líderes de grupo e avaliação por meio de uma prova escrita, em seguida haverá a parte prática, que seguirá até as vésperas do GP.


Na “aula inaugural” do CEOC para a Fórmula 1, o presidente da CBA, Paulo Scaglione, destacou o fato de o grupo da CBA ser formado por mais de 600 pessoas, todas elas em postos fundamentais para o bom funcionamento da prova. “Temos alguns grupos que não aparecem durante a prova, não saem nas fotos e nem têm seus trabalhos registrados pelas câmeras de televisão. Porém, seus membros exercem funções tão importantes quanto aqueles que atuam diretamente na prova”, explicou Scaglione, que fez questão de qualificar essa importância: “Já imaginaram a confusão que seria se o grupo do combustível não entregasse os galões nos boxes no horário correto ou se não houvesse uma estrutura organizada de distribuição de alimentação, que funciona desde as três horas da madrugada? São, sem dúvida, colaboradores fundamentais para o sucesso do GP”.



Serviço

Centro de Excelência de Oficiais de Competição

Autódromo Municipal José Carlos Pace

Avenida Senador Teotônio Vilela, 261. Bairro Interlagos. São Paulo – SP. 04801-010

www.cba.org.br - ceoc@cba.org.br - 55 11 5667-7677

Horário de Funcionamento:

Das 8h00 às 17h00 - Segunda a Sexta-feira

Das 7h00 às 17h00 - Sábado e Domingo por ocasião de eventos com supervisão CBA

Quem pode usar o CEOC?

Além de sua destinação precípua, que é a de desenvolver as atividades do CEOC e da Confederação Brasileira de Automobilismo, o Centro está aberto também para todos os grupos do automobilismo que necessitem de um espaço para reuniões, cursos, palestras etc, mediante marcação prévia e sujeito a disponibilidade de agenda.

Foto anexa: Paulo Scaglione, presidente da CBA, em palestra no CEOC (Foto Jorge Sá/JV Photo Racing)

Américo Teixeira Jr.
Confederação Brasileira de Automobilismo
Revista Motorsport Brasil
19 3886-5521
19 9842-9845
ateixeira@cba.org.br
americotjr@terra.com.br
www.cba.org.br
http://americoteixeirajr.blogspot.com
Skype americo.teixeira.jr

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Santa Cruz do Sul terá prova decisiva do Campeonato Brasileiro de Endurance

A prova “Três Horas de Santa Cruz do Sul” poderá determinar os primeiros campeões da temporada 2008 do endurance nacional


A cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul será palco, neste final de semana, da quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance. Já na sexta-feira, dia 26 de setembro, o Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul estará recebendo os primeiros treinos livres e a prova, com duração de três horas, terá a largada no domingo, 28, às 13h00. O certame é promovido pela Interlagos Eventos e supervisionado pela Confederação Brasileira de Automobilismo. A etapa tem o apoio da Federação Gaúcha de Automobilismo.

Antes mesmo da chegada das equipes ao autódromo, já estão inscritos 50 pilotos divididos em 23 carros tais como Dodge Viper, Maserati Trofeo, BMW M3, Chevrolet Vectra 2.0 oficial de fábrica, além dos potentes protótipos nacionais Mitsubishi, Tornado, MCR, Predador, Horus, Spyder Race, entre outros.

Segundo o promotor Antônio de Souza Filho, a prova reúne elementos para ser uma das melhores do calendário. “Se você analisar que alguns dos carros de endurance mais potentes do Brasil estarão participando e o clima de decisão do evento, pelo fato de o campeonato estar se aproximando de seu final, é muito grande a perspectiva de uma grande prova e com grid cheio”, avaliou De Souza, que projeta um crescimento significativo no número de inscritos durante a semana. “Não me surpreenderei se tivermos 40 carros no grid”.

Outro fator que justifica o entusiasmo do promotor com a prova é justamente a cidade de Santa Cruz do Sul. “Eu tenho uma paixão especial por esta cidade e seu povo. O automobilismo é um esporte que tem apaixonados por todo o Brasil e, com certeza, somos bem recebidos em todos os lugares. Mas em Santa Cruz do Sul a coisa é diferente. Apesar do frio que a gente enfrenta em algumas épocas do ano, o calor humano e o entusiasmo dos membros da prefeitura, da equipe do autódromo, dos responsáveis pelo comércio local, o apoio da imprensa e a energia dos fãs fazem com que eu e minha equipe nos sintamos em casa fazendo provas em Santa Cruz do Sul e contagiados por essa recepção maravilhosa”, destacou Antonio de Souza Filho.


Clima de decisão


Duas categorias, em particular, poderão conhecer os campeões de 2008 já em solo gaúcho. Depois de vencer as três primeiras provas da categoria II, o ex-campeão brasileiro de Stock Car Fábio Sotto Mayor poderá somar mais um título nacional ao seu vasto currículo se repetir a dose com o BMW M3 da equipe Eurobike ou mesmo diante de uma combinação favorável de resultados. O mesmo pode ser dito em relação aos irmãos Fernando e Edemar Stédile (Protótipo Spyder Race), que venceram todas as provas da classe III até aqui, apesar da forte oposição do Protótipo Predador, dos paranaenses Jair e Duda Bana, vice-líderes.

Na categoria I a disputa é a mais apertada do campeonato, com quatro pontos dividindo os líderes César Bonilha e Márcio Lima, com Protótipo Spyder Race, Eduardo de Souza Ramos e Leandro de Almeida, com Protótipo Mitsubishi. No grupo IV, Algacir Sermann Filho e Augusto Baldo Neto seguem na ponta.


Entenda o Brasileiro de Endurance


O Brasileiro de Endurance é dividido em quatro categorias e os concorrentes recebem pontuação, por categoria, para efeito de contagem de pontos para o campeonato, desde que seja cumprido um percentual mínimo de 75% das voltas do vencedor da respectiva classe. Não ha descartes de resultados.


Pontuação - 1º – 20 pontos; 2º – 15; 3º – 12; 4º – 10; 5º – 08; 6º – 06; 7º – 04; 8º – 03; 9º – 02; 10º – 01 ponto.


Categorias

Categoria I

Sport Protótipo FIA até 2000 cc, Veículos Categoria E1 FIA, Sport Protótipo Nacional equipado com turbo compressor, GT/NGT FIA, Veículos de Turismo acima de 2000 cc equipados com turbo Compressor

Categoria II

Turismo Especial Força Livre Acima de 2001 cc, Pick-Ups de Competição Acima de 2001 cc, Veículos de Turismo até 2000 cc equipados com turbo compressor

Categoria III

Sport Protótipo Nacional Até 2000 Cc, Gran Turismo Até 2000 Cc

Categoria IV

Veículos de Turismo Força Livre até 2000 cc, Pick Up de competição até 2000 cc


Três Horas de Santa Cruz do Sul: Programação Oficial


Sexta-feira, 26 de setembro de 2008
09h50 – 10h50 Primeira sessão de treinos livres
12h50 – 13h50 Segunda sessão de treinos livres
15h10 – 16h10 Terceira sessão de treinos livres
Sábado, 27 de setembro de 2008
09h00 – 10h00 Quarta sessão de treinos livres
11h10 – 12h10 Quinta sessão de treinos livres
14h00 – 14h30 Classificação das categorias I e III
14h45 – 15h15 Classificação das categorias II e IV
Domingo, 28 de setembro de 2008
10h00 – 10h20 Warm Up
13h00 Largada da prova Três Horas de Londrina
16h00 Chegada
16h10 Pódio








E1-1 BMW M3 de Fábio Sotto Mayor, líder da Categoria II

E1-2 Spyder Race de Edemar e Fernando Stédile, líderes da Categoria III

E1-3 Nestor Valduga (esq.), presidente da Federação Gaúcha de Automobilismo, e Antonio de Souza Filho, promotor do Campeonato Brasileiro de Endurance


Fotos: Vinícius Nunes/www.jvphotoracing.com


Américo Teixeira Jr.
Assessoria de Imprensa
Campeonato Brasileiro de Endurance
19 3886-5521
19 9842-9845
americotjr@terra.com.br
www.brasileirodeendurance.com.br
http://americoteixeirajr.blogspot.com
Skype americo.teixeira.jr