sábado, 8 de setembro de 2007

Sermann e Iserhard na luta direta pela liderança do Brasileiro de Marcas e Pilotos em Vitória

O confronto entre paranaenses e gaúchos vai movimentar a Enseda do Suá no feriado prolongado da Independência

O Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos terá continuidade no dia 9 de setembro, em Vitória (ES), no circuito de rua montado na Enseada do Suá. Será a realização da sexta etapa do certame nacional, dentre as nove programadas pelo calendário da Confederação Brasileira de Automobilismo, e os acontecimentos verificados nas cinco anteriores indicam uma polarização da disputa entre os competidores oriundos do Paraná e Rio Grande do Sul.

Independentemente do estado de origem, todos os pilotos postulantes ao título precisam, num primeiro passo para este objetivo, superar o líder Geraldo Sermann, da Cazuni Motor Sport. Ao volante de um Volkswagen Gol, Sermann está na dianteira da pontuação desde a primeira rodada, realizada em março no Autódromo Internacional de Curitiba, no município de Pinhais (PR). Após vencer aquela etapa inaugural, ele manteve a rotina de estar no pódio em todas as demais e chega ao litoral capixaba com 87 pontos.

Esse quadro, porém, não determina uma dianteira folgada para Sermann, pois ele tem,entre outros, dois campeões nacionais da categoria na busca direta por superá-lo. Na vice-liderança, com seis pontos de desvantagem, está o campeão brasileiro de 2005, o gaúcho Rafael Iserhard, da Arias Motorsport. Ele trocou o Chevrolet Corsa pelo Volkswagen Gol na terceira etapa, disputada em Tarumã, e além desta vitória em "casa", pôde comemorar também a mesma regularidade no pódio apresentada por Sermann. Essa paridade faz com que ambos estejam muito próximos e seguidos de perto pelo paranaense César Bonilha (Cesinha Competições), vencedor da prova disputada em Londrina e 3º na pontuação com 72 pontos, também com Volkswagen Gol.

No encalso deles todos está o atual campeão do Brasileiro de Marcas e Pilotos, o paranaense Fábio Ebrahim (Martins Motorsport), em cuja temporada ainda não venceu, mas soma 68 pontos. Embora a diferença entre o líder e o 4º colocado na pontuação seja de 19 pontos, o regulamento da categoria coloca a todos em condições parelhas. Cada prova pode resultar em até 26 pontos máximos para o piloto com melhor performance.

Dentre as preocupações de cada um nas difíceis retas e curvas da "Monaco Brasileira", Sermann, Iserhard, Bonilha e Ebrahim estão de olho também em Marcos Romanini, piloto de Cascavel que foi o grande destaque das duas etapas mais recentes, justamente a de Cascavel e Campo Grande. Ausênte das três primeiras rodadas, Romanini estreou com vitória em "casa" e repetiu a dose no Centro-Oeste. Esse aproveitamento de 100% - nas duas provas que disputou - faz dele o 5º colocado com 56 pontos. A largada está prevista para as 12h10 do domingo para uma prova de 40 minutos.

Américo Teixeira Jr.
Confederação Brasileira de Automobilismo
Assessoria de Imprensa/Motorsport Brasil Magazine
19 3886-5521
19 9605-3373

Nenhum comentário: