quinta-feira, 27 de novembro de 2008

BRASILEIRO DE ENDURANCE JÁ TEM O CALENDÁRIO 2009 E HAVERÁ TELEVISIONAMENTO

Os vencedores da temporada de 2008 foram definidos na Mil Milhas


Os pilotos e as equipes que disputarão o Brasileiro de Endurance de 2009 já podem intensificar os preparativos para o próximo campeonato. Isso porque a Interlagos Eventos, empresa promotora do certame, divulgou hoje (quinta-feira, 27 de novembro) o calendário para o próximo ano e adiantou ainda algumas novidades, dentre as quais o televisionamento do certame. A esse respeito, nos próximos dias serão assinados os contratos correspondentes e anunciado o patrocinador que garantirá esse retorno para a categoria.



“Fizemos o possível para que essas definições ocorressem o quanto antes para que os participantes pudessem planejar a temporada já sabendo quais competições iremos realizar e que tipo de retorno de mídia poderemos oferecer”, afirmou o promotor Antonio de Souza Filho, que realizou a etapa final da atual temporada do Campeonato Brasileiro de Endurance no domingo, 23 de novembro, com a Mil Milhas.



Numa parceria inédita, as três primeiras horas da Mil Milhas Brasil, prova promovida por Antonio Hermann, contaram pontos para a quinta e última etapa do certame nacional. Essa alternativa de unir o Brasileiro de Endurance com algumas das mais tradicionais competições de endurance deverá se repetir em 2009.



Para Souza, as tradicionais provas de endurance precisam não apenas ser preservadas, mas principalmente valorizadas, sendo o Brasileiro uma “ferramenta” a fazer parte desse processo. “Muitos competidores se vêem obrigados a escolher entre as provas regionais de importância e o Brasileiro. Tanto isso é verdade que equipes que participaram das primeiras provas do Brasileiro de Endurance não se inscreveram para a Mil Milhas, embora fosse esse o desejo, justamente porque priorizaram os 500 km de Londrina e a 12 Horas de Tarumã”, avaliou o promotor. Na sua visão de profissional de automobilismo com quatro décadas de atuação, os diversos interesses podem ser aglutinados e esse esforço de reunir forças está traduzido no calendário, em vias de homologação pelo Conselho Técnico Desportivo Nacional da CBA.



Provas nos principais centros do endurance





Serão seis etapas, com provas em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Embora haja a intenção de levar as disputas de longa duração para outras regiões do País, a concentração dos eventos nesses três estados, em 2009, tem como justificativa o grande números de participantes neles sediados. O promotor informou que a única dúvida reside justamente na rodada final. Se em princípio a sexta prova de 2009 está prevista para acontecer na Mil Milhas Brasil, Antonio de Souza Filho já escalou a competição 500 Milhas de Londrina para fechar o calendário, caso haja algum impedimento para repetir a parceria deste ano.



“O Campeonato Brasileiro de Endurance tem de ser a tradução do que há de melhor da modalidade no Brasil, impulsionando a criatividade dos nossos projetistas e pilotos, além de gerar empregos na crescente indústria do setor. Mas nada disso pode acontecer se não houver a valorização das provas históricas. É com esse pensamento que estamos trabalhando para 2009”, revelou Souza, que não esconde o seu plano de, em um futuro breve, incluir no calendário do Brasileiro outras provas como a Mil Km de Brasília e 12 Horas de Tarumã.



O calendário 2009 é o seguinte:



1ª Etapa - 25 de janeiro - 1.000 km Interlagos (São Paulo/SP)

2ª Etapa - 05 de abril - Três Horas de Tarumã (Viamão/RS)

3ª Etapa - 05 de julho - 500 km Interlagos (São Paulo/SP)

4ª Etapa - 23 de agosto - Três Horas de Curitiba (Curitiba/PR)

5ª Etapa - 05 de outubro - Três Horas Santa Cruz do Sul (Santa Cruz do Sul/RS)

6ª Etapa – 22 de novembro - 1.000 Milhas Brasil (São Paulo/SP) ou 12 de dezembro - 500 Milhas de Londrina (Londrina/PR)





Os campeões de 2008





As categorias I, II e III já conheciam seus campeões antes da rodada final, que foi dedicada à definição dos campeões da categoria IV e de todos os vice-campeões. Desse modo, os vencedores da temporada de 2008 do Campeonato Brasileiro de Endurance foram os seguintes:



CATEGORIA I

Campeões: Márcio Albuquerque Lima (PR) e Mario César Bonilha (PR)

Vice-campeões: Eduardo de Souza Ramos (SP) e Leandro de Almeida (SP)



CATEGORIA II

Campeões: Fábio Sotto Mayor (SP) e Henry Visconde (SP)

Vice-campeões: Fernando Rebellato (SP), Samuel Russel (SP), Carlos Eduardo Prado (SP)



CATEGORIA III

Campeões: Fernando Stédile (RS) e Edemar Stédile (RS)

Vice-campeões: Rodrigo Gonçalves (PR) e Mauricio Amaral (PR)



CATEGORIA IV

Campeões: Ricardo Dilser (SP) e Carlos Eduardo Prado (SP)

Vice-campeões: Algacir Sermann (PR) e Beto Cazuni (PR)



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sexta-feira, 7 de novembro de 2008

CBA amplia presença brasileira na FIA com a nomeação do engenheiro gaúcho Jorge Martinewski


O presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Paulo Scaglione, ampliou ainda mais a presença nacional nas comissões permanentes da Fédération Internationale de L’Automobile (FIA). Se ao assumir, em 2001, o Brasil estava totalmente ausente desses organismos de decisão, agora são sete os representantes da CBA. O mais recente membro desta lista é o engenheiro gaúcho Jorge Martinewski. Ele foi nomeado por Scaglione para a Comissão Técnica e o ato foi oficializado ontem (5 de novembro), em Paris, na reunião do Conselho Mundial de Esporte Motor, do qual é Scaglione é membro eleito.



A nomeação foi justificada por Scaglione pela larga experiência de Martinewski como preparador de motores e chassis de competição, além de valorizar o automobilismo do Rio Grande do Sul em uma das comissões mais atuantes da área esportiva da FIA. Na gestão atual, o Brasil passou a ocupar pela primeira vez cinco comissões e duas outras (Conselho Mundial e Kart) foram reconquistadas pelo atual presidente, perdidas que foram em gestões anteriores.



Martinewski passa a fazer parte da seguinte estrutura brasileira na FIA:



Paulo Scaglione

Membro votante da Assembléia Geral

Membro eleito do Conselho Mundial de Esporte Motor



Fabiana Flosi

Comissão de Recordes



Paulo Salles

Comissão de Veículos Históricos



Pedro Sereno de Mattos

Comissão Internacional de Kart



Dino Altmann

Comissão Médica


Eduardo Polatti
Comissão de Energias Alternativas

Jorge Martinewski
Comissão Técnica


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quarta-feira, 5 de novembro de 2008

CBA faz mudanças em seu quadro técnico

O presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Paulo Enéas Scaglione, em continuidade ao processo de reformulação de sua equipe de assessoramento direto, tomou as seguintes decisões:

1 – Exonerou o presidente da Federação Gaúcha de Automobilismo, Nestor Valduga, do cargo de presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional (CTDN);

2 – Na Portaria nº 52/2008, que oficializou a mundança e datada de 31 de outubro de 2008, o presidente registrou "o importante trabalho executado até a presente data pelo sr. Nestor Valduga na implantação e acompanhamento de diversos projetos desportivos”;

3 – Através da Portaria nº 53/2008, de 3 de novembro de 2008, nomeou para o mesmo cargo Haroldo Scipião, presidente da Federação Cearense de Automobilismo;

4 – Scipião foi nomeado em razão do grande desenvolvimento verificado nos últimos anos no automobilismo cearense, com a prática do automobilismo nas diversas modalidades sob a alçada da CBA (para mais informações sobre o automobilismo regional cearense, consultar o site www.fca.com.br);

5 - O Estatuto da CBA permite que um diretor da CBA mantenha suas atribuições de presidente de Federação de Automobilismo (FAU)



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