sábado, 21 de março de 2009

Antonio de Souza Filho protesta contra a atitude da CBA, que lhe tirou o Campeonato Brasileiro de Endurance

No prazo de 24 horas, a CBA intimou o promotor a pagar uma taxa de R$ 160 mil e lhe retirou o direito de promover o certame nacional

O promotor Antonio de Souza Filho criticou veementemente a atitude da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que lhe retirou na tarde desta quinta-feira, 19, o Campeonato Brasileiro de Endurance, sob a alegação de descumprimento de itens do Código Desportivo do Automobilismo (CDA). Foi, em verdade, o desfecho-relâmpago de um processo que começou ontem, quarta-feira, 18 de março, quando Souza foi intimado a pagar, no prazo de 24 horas, uma taxa de R$ 160.000,00 à CBA. Também foi alertado: em caso do "não cumprimento do acima exposto, será cancelado o direito de V. Sa. na promoção do referido evento". Tais informações lhe foram passadas através do ofício 302/2009, "de ordem do presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Sr. Cleyton Tadeu Correia Pinteiro", e assinado pelo presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional, Nestor Valduga.

Pinteiro e Valduga basearam a medida no Artigo 131, Item I, Letra B, do CDA, que verte sobre o regimento de taxas para inclusão dos campeonatos no calendário nacional de 2009 da CBA. A decisão ocorre às vésperas da segunda etapa do Brasileiro de Endurance, certame que abriu a temporada brasileira com o GP Cidade de São Paulo, em 25 de janeiro último, e tem seqüência marcada para 5 de abril, em Viamão (RS). Alegaram, ainda, os novos dirigentes, "que na revisão dos contratos com promotores de eventos referentes aos campeonatos brasileiros de 2009, não foi encontrado contrato referente ao Campeonato Brasileiro de Endurance". Provando que o prazo de 24 horas não era força de expressão, já a partir das 14h00 de hoje foi encaminhado um informe para todos os presidentes de federações informando sobre a destituição do promotor.

Em resposta ao ofício da CBA, Antonio de Souza Filho enviou a seguinte correspondência para Nestor Valduga:

São Paulo, 19 de março de 2009

Ao
Presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional
Sr. Nestor Valduga

Prezado Senhor

Embora tenhamos uma convivência de oito anos, trabalhando em prol do automobilismo, vejo que ainda não me conhece. Sou um idealista e vou FAZER AUTOMOBILISMO até morrer, independentemente de posturas, ingerências ou determinações quaisquer. Você deve se lembrar que assumi a organização do "Campeonato Brasileiro de Endurance" porque o referido certame não tinha nenhum promotor e, por esse motivo e com o único propósito de FAZER AUTOMOBILISMO, resolvi enfrentar o grande desafio de levar este campeonato em frente.

Assim procedi, em primeiro lugar, porque faço com um grande prazer e minha história de vida no automobilismo, como você bem sabe, é assumir empreitadas desafiadoras. Em segundo lugar, abracei a categoria com todas as forças possíveis, com prejuízos pessoais e financeiros que poucos se dignaram, sequer, a tomar conhecimento, por causa do grande potencial gerador de empregos diretos e indiretos, proporcionando condições para que excelentes pilotos pudessem participar de uma prova automobilística de alto nível. Sei que essas palavras, para você, são desnecessárias, visto que esteve comigo em muitas das ocasiões e sabe muito bem que esta é a mais fiel e real manifestação de verdade.

O meu trabalho na CBA, tenho certeza absoluta, foi pautado pela honestidade e dedicação extremadas, sempre valorizando nossa mais valiosa mão-de-obra, formada por pilotos e nossos profissionais. Você, mais do que todos, é sabedor da minha luta e dos enormes obstáculos que tenho de, cotidianamente enfrentar, para sobreviver neste meio. Acredito piamente na firmeza de meus atos e, mais do que isso, tenho certeza absoluta de que, pela minha história, seja eu merecedor de um pouco mais de respeito da parte desta nova Diretoria. Sinceramente, quando recebo um ofício que me dá 24 horas para pagar uma taxa, na base do "ou paga ou morre", a "CBA de Verdade" pode querer tudo, menos uma conversa serena e construtiva em prol do automobilismo.

Afinal, Valduga, muito mais do que alguns destes que, agora, são detentores do poder, tenho um retrospecto de realizações e, principal e primordialmente, o enorme orgulho de ter formado 6.000 (Seis Mil) pilotos nestes 40 anos e lançado vários campeonatos. É claro que não é possível simplesmente apagar essa folha de serviços, mas, considerando que estamos em um País dito "sem memória", quero lembrar alguns deles: 1981 - Campeonato Brasileiro de Formula 2; 1984 - Campeonato Sul-americano de Formula 2; 1987 - Campeonato Brasileiro e Sul-americano de Formula 3; 1996 - Campeonato de Carros de Turismo SUDAM; 1988 a 2003 - Realização da Mil Milhas Brasileiras. Convidado pelo Pedro Paulo Diniz, elaborei e organizei o Renault Speed Show por três anos. Há quatro anos organizo e promovo o Campeonato Mundial de Carros de Turismo, o FIA WTCC, sendo esta escolhida, em todos esses anos, como a melhor organização do campeonato, tanto que o contrato de
2010 já está assinado.

Quando fui convidado por Paulo Scaglione para fazer parte de sua gestão, a CBA tinha nove campeonatos brasileiros, três contratos de R$ 80.000 (Oitenta Mil Reais) e 2000 pilotos atuantes. Acho que deixamos "somente" 16 (dezesseis) contratos, 8.590 pilotos atuantes e cerca de 40 campeonatos.

Batalhei, de forma totalmente apaixonada e idealista, junto contigo, Valduga, pela Fundação do CEOC, Centro de Excelência de Oficiais de Competições, e já temos um banco de dados com 490 Oficiais. Em TODOS os eventos por mim organizados, recolhi as taxas correspondentes, com destaque para as corridas de rua e WTCC.

Quanto ao Endurance, talvez não tenha atingido o objetivo de conseguir patrocínio à altura, mas sempre realizei ótimos eventos, mesmo sem dinheiro. Numa época em que alguns "almofadinhas" de plantão só conseguem fazer eventos com os bolsos recheados de verbas de patrocínio, eu mostrei que o FAZER AUTOMOBILISMO com paixão e profissionalismo é possível, mesmo sem qualquer apoio, muito menos patrocínio.

Talvez a nova Diretoria deva sabe que todas as categorias que tentei reabilitar, sem exceção, estão registradas em Marcas e Patentes no nome da CBA, inclusive o Endurance, Rally de Velocidade, Rally Universitário, Rally Cross Country, Brasileiro de Marcas e Pilotos, Fórmula Brasil e outras. Com prova do meu total desprendimento e esta até certo ponto burra vocação de FAZER AUTOMOBILISMO, quaisquer que fossem as condições, nenhum destes certames está em meu nome. Você sabe muito bem que o Rally Universitário era meu e o transferi para a CBA sem cobrar um único centavo.

Essa Diretoria é suficientemente adulta para tomar suas decisões e arcar com as conseqüências de seus atos, mas sugiro que, antes de tomar qualquer atitude, essa mesma Diretoria deva ouvir as pessoas que adota o FAZER AUTOMOBILISMO como princípio de vida. Chamo a atenção para a precipitação do ato, pois já iniciamos o Campeonato no dia 25 de janeiro de 2009, nos 1.000 km de Interlagos, e as equipes esperam que a CBA continue este trabalho, melhor do que a minha equipe realizava.

Espero ter um bom relacionamento com a nova Diretoria, pois vou continuar a FAZER AUTOMOBILISMO e fico na expectativa dos acertos, do desenvolvimento, do crescimento. Ademais, não pretendo gastar minhas energias com brigas, mas somente em prol do trabalho dedicado e em busca do sucesso, não pessoal, mas do nosso automobilismo.

Atenciosamente

Antonio De Souza Filho
Um simples Automobilista

AMÉRICO TEIXEIRA JR.
Campeonato Brasileiro de Endurance
Fone: 55 19 3826-1778
Fax.: 55 19 3876-6372
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sexta-feira, 20 de março de 2009

FASP premia os destaques do automobilismo paulista

Informe FASP
Quinta-feira, 19 de março de 2009



O presidente da Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP), professor Rubens Carpinelli, será o anfitrião da solenidade de premiação para os campeões e vice-campeões das diversas modalidades que formam o automobilismo do Estado: Velocidade no Asfalto, Velocidade na Terra, Kart e Rali. No total, cerca de 150 os competidores serão premiados (Veja Lista Completa). O evento será realizado nesta quinta-feira, 19 de março de 2009, a partir das 19h00, no Autódromo Municipal José Carlos Pace, Sala Williams (Prédio da Administração - Acesso escada azul do Esse do Senna)

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Antonio de Souza Filho protesta contra a atitude da CBA, que lhe tirou o Campeonato Brasileiro de Endurance

Informe Brasileiro de Endurance
Quinta-feira, 19 de março de 2009

No prazo de 24 horas, a CBA intimou o promotor a pagar uma taxa de R$ 160 mil e lhe retirou o direito de promover o certame nacional

O promotor Antonio de Souza Filho criticou veementemente a atitude da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que lhe retirou na tarde desta quinta-feira, 19, o Campeonato Brasileiro de Endurance, sob a alegação de descumprimento de itens do Código Desportivo do Automobilismo (CDA). Foi, em verdade, o desfecho-relâmpago de um processo que começou ontem, quarta-feira, 18 de março, quando Souza foi intimado a pagar, no prazo de 24 horas, uma taxa de R$ 160.000,00 à CBA. Também foi alertado: em caso do “não cumprimento do acima exposto, será cancelado o direito de V. Sa. na promoção do referido evento“. Tais informações lhe foram passadas através do ofício 302/2009, “de ordem do presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Sr. Cleyton Tadeu Correia Pinteiro“, e assinado pelo presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional, Nestor Valduga.

Pinteiro e Valduga basearam a medida no Artigo 131, Item I, Letra B, do CDA, que verte sobre o regimento de taxas para inclusão dos campeonatos no calendário nacional de 2009 da CBA. A decisão ocorre às vésperas da segunda etapa do Brasileiro de Endurance, certame que abriu a temporada brasileira com o GP Cidade de São Paulo, em 25 de janeiro último, e tem seqüência marcada para 5 de abril, em Viamão (RS). Alegaram, ainda, os novos dirigentes, “que na revisão dos contratos com promotores de eventos referentes aos campeonatos brasileiros de 2009, não foi encontrado contrato referente ao Campeonato Brasileiro de Endurance“. Provando que o prazo de 24 horas não era força de expressão, já a partir das 14h00 de hoje foi encaminhado um informe para todos os presidentes de federações informando sobre a destituição do promotor.

Em resposta ao ofício da CBA, Antonio de Souza Filho enviou a seguinte correspondência para Nestor Valduga:



São Paulo, 19 de março de 2009


Ao

Presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional

Sr. Nestor Valduga

Prezado Senhor

Embora tenhamos uma convivência de oito anos, trabalhando em prol do automobilismo, vejo que ainda não me conhece. Sou um idealista e vou FAZER AUTOMOBILISMO até morrer, independentemente de posturas, ingerências ou determinações quaisquer. Você deve se lembrar que assumi a organização do “Campeonato Brasileiro de Endurance” porque o referido certame não tinha nenhum promotor e, por esse motivo e com o único propósito de FAZER AUTOMOBILISMO, resolvi enfrentar o grande desafio de levar este campeonato em frente.

Assim procedi, em primeiro lugar, porque faço com um grande prazer e minha história de vida no automobilismo, como você bem sabe, é assumir empreitadas desafiadoras. Em segundo lugar, abracei a categoria com todas as forças possíveis, com prejuízos pessoais e financeiros que poucos se dignaram, sequer, a tomar conhecimento, por causa do grande potencial gerador de empregos diretos e indiretos, proporcionando condições para que excelentes pilotos pudessem participar de uma prova automobilística de alto nível. Sei que essas palavras, para você, são desnecessárias, visto que esteve comigo em muitas das ocasiões e sabe muito bem que esta é a mais fiel e real manifestação de verdade.



O meu trabalho na CBA, tenho certeza absoluta, foi pautado pela honestidade e dedicação extremadas, sempre valorizando nossa mais valiosa mão-de-obra, formada por pilotos e nossos profissionais. Você, mais do que todos, é sabedor da minha luta e dos enormes obstáculos que tenho de, cotidianamente enfrentar, para sobreviver neste meio. Acredito piamente na firmeza de meus atos e, mais do que isso, tenho certeza absoluta de que, pela minha história, seja eu merecedor de um pouco mais de respeito da parte desta nova Diretoria. Sinceramente, quando recebo um ofício que me dá 24 horas para pagar uma taxa, na base do “ou paga ou morre”, a “CBA de Verdade” pode querer tudo, menos uma conversa serena e construtiva em prol do automobilismo.



Afinal, Valduga, muito mais do que alguns destes que, agora, são detentores do poder, tenho um retrospecto de realizações e, principal e primordialmente, o enorme orgulho de ter formado 6.000 (Seis Mil) pilotos nestes 40 anos e lançado vários campeonatos. É claro que não é possível simplesmente apagar essa folha de serviços, mas, considerando que estamos em um País dito “sem memória”, quero lembrar alguns deles: 1981 - Campeonato Brasileiro de Formula 2; 1984 - Campeonato Sul-americano de Formula 2; 1987 - Campeonato Brasileiro e Sul-americano de Formula 3; 1996 - Campeonato de Carros de Turismo SUDAM; 1988 a 2003 – Realização da Mil Milhas Brasileiras. Convidado pelo Pedro Paulo Diniz, elaborei e organizei o Renault Speed Show por três anos. Há quatro anos organizo e promovo o Campeonato Mundial de Carros de Turismo, o FIA WTCC, sendo esta escolhida, em todos esses anos, como a melhor organização do campeonato, tanto que o contrato de 2010 já está assinado.



Quando fui convidado por Paulo Scaglione para fazer parte de sua gestão, a CBA tinha nove campeonatos brasileiros, três contratos de R$ 80.000 (Oitenta Mil Reais) e 2000 pilotos atuantes. Acho que deixamos “somente” 16 (dezesseis) contratos, 8.590 pilotos atuantes e cerca de 40 campeonatos.



Batalhei, de forma totalmente apaixonada e idealista, junto contigo, Valduga, pela Fundação do CEOC, Centro de Excelência de Oficiais de Competições, e já temos um banco de dados com 490 Oficiais. Em TODOS os eventos por mim organizados, recolhi as taxas correspondentes, com destaque para as corridas de rua e WTCC.



Quanto ao Endurance, talvez não tenha atingido o objetivo de conseguir patrocínio à altura, mas sempre realizei ótimos eventos, mesmo sem dinheiro. Numa época em que alguns “almofadinhas” de plantão só conseguem fazer eventos com os bolsos recheados de verbas de patrocínio, eu mostrei que o FAZER AUTOMOBILISMO com paixão e profissionalismo é possível, mesmo sem qualquer apoio, muito menos patrocínio.



Talvez a nova Diretoria deva sabe que todas as categorias que tentei reabilitar, sem exceção, estão registradas em Marcas e Patentes no nome da CBA, inclusive o Endurance, Rally de Velocidade, Rally Universitário, Rally Cross Country, Brasileiro de Marcas e Pilotos, Fórmula Brasil e outras. Com prova do meu total desprendimento e esta até certo ponto burra vocação de FAZER AUTOMOBILISMO, quaisquer que fossem as condições, nenhum destes certames está em meu nome. Você sabe muito bem que o Rally Universitário era meu e o transferi para a CBA sem cobrar um único centavo.



Essa Diretoria é suficientemente adulta para tomar suas decisões e arcar com as conseqüências de seus atos, mas sugiro que, antes de tomar qualquer atitude, essa mesma Diretoria deva ouvir as pessoas que adota o FAZER AUTOMOBILISMO como princípio de vida. Chamo a atenção para a precipitação do ato, pois já iniciamos o Campeonato no dia 25 de janeiro de 2009, nos 1.000 km de Interlagos, e as equipes esperam que a CBA continue este trabalho, melhor do que a minha equipe realizava.



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sexta-feira, 13 de março de 2009

Jantar Anual dos Campeões da CBA reunirá cerca de 600 pessoas

Informe CBA
Quinta-feira, 12 de março de 2009

Tendo o presidente Paulo Scaglione como anfitrião, a Confederação Brasileira de Automobilismo realizará no próximo domingo, dia 15 de março, em São Paulo, o seu Jantar Anual dos Campeões. Criada pela Gestão Novos Tempos, Novos Rumos, ainda em 2001, a festa tem sido uma oportunidade de, num ambiente festivo e fora da agitação de uma praça de competição, reunir e reconhecer as conquistas dos campeões e vice-campeões das modalidades Velocidade no Asfalto, Rali, Velocidade na Terra, Kart e Arrancada.
O fato de a CBA ter registrado em 2008 o recorde histórico de pilotos filiados (cerca de 9.000 competidores) e em atuação no automobilismo brasileiro - além de campeonatos realizados - está claramente refletido na festa, organizada pelo diretor de marketing da Entidade, o promotor Antônio de Souza Filho. Nada menos do que 313 competidores receberão o prêmio produzido pela Aroni Troféus. O local da solenidade, o Hotel Transamérica, está pronto para receber, devidamente acomodados para o jantar, cerca 600 convidados.

Como sempre faz, Paulo Scaglione aproveitará a oportunidade festiva para homenagear personalidades do esporte com enorme contribuição para o automobilismo brasileiro. São pessoas vocacionadas e atuantes no Fazer Automobilismo, linha mestra da gestão Scaglione. "A CBA existe por causa do piloto e do navegador brasileiros. Mais do que um privilégio e uma honra, é uma obrigação da CBA reconhecer esses esportistas que conquistaram títulos, além de renomados valores do nosso esporte", disse o presidente.

Nesse sentido, a festa deste ano terá como homenageados o tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet; o promotor do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, Tamas Rohonyi; o criador dos ralis Mitsubishi, Eduardo de Souza Ramos; o presidente da São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho; o presidente da Mahle Metal Leve, Claus Hoppen, entre outros.

Esta cerimônia será o último ato público da Gestão Novos Tempos, Novos Rumos, presidida por Paulo Scaglione. No dia seguinte, 16 de março, o atual primeiro vice-presidente, Cleyton Pinteiro, tomará posse do cargo de presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo para o quatriênio 2009/2013.


Anexamos a relação completa dos campeões e vice-campeões.

A foto do presidente Paulo Scaglione é de autoria de Vinícius Nunes/JV Photo Racing

Veja lista de Campeões CBA 2008 no link:
http://docs.google.com/Doc?id=dcrmk6sm_14wnjpdfhd

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WTCC: Novo contrato garante a prova brasileira em 2010

Informe CBA (12.03.2009)

A etapa brasileira do FIA WTCC para 2010 já está garantida. Contrato comercial nesse sentido foi assinado neste final de semana, durante a primeira rodada dupla do Mundial de 2009, no Autódromo Internacional de Curitiba, entre a Prefeitura de Curitiba, o Banco HSBC, o promotor do Mundial Marcelo Lotti e Antonio de Souza Filho, da Interlagos Eventos, coordenador operacional da competição no Brasil. O acordo teve também a participação Fédération Internationale de L’Automobile (FIA) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por intermédio do presidente Paulo Scaglione, que dessa forma garantiu mais uma competição internacional para o território nacional.

Marcello Lotti é o responsável pela promoção do certame como um todo e, desde a primeira prova no Brasil, sempre teve como parceiros o prefeito Beto Richa, o banco patrocinador e o promotor brasileiro, designado por Lotti para executar as tarefas logísticas. Tal início de atividades aconteceu em 2006 e, de lá para cá, na avaliação dos observadores da FIA e do próprio Lotti, o evento brasileiro tem crescido em importância, tamanho e eficiência.

É bom explicar o que é essa “coordenação logística”. De fato, trata-se de uma operação gigantesca que envolve cerca de 1.000 pessoas, direta ou indiretamente, para que sejam atendidas as exigências da competição. Sinalização, resgate, comissariado brasileiro técnico e desportivo, serviços médicos, segurança, transporte, montagem e desmontagem da estrutura física, alimentação, serviços de combate a incêndio e vários outros itens fazem parte da responsabilidade de Antonio de Souza Filho.

Segundo ele, embora proporcionalmente menor, o padrão do WTCC no Brasil é o mesmo utilizado no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, quer na participação técnico-desportiva da CBA, quer no cumprimento das obrigações estabelecidas pela FIA.



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