segunda-feira, 3 de agosto de 2009

500 km de São Paulo: Acidente na Curva do Café fez lembrar tragédia de Rafael Sperafico




A corrida foi encerrada há três voltas do final em razão de um acidente plasticamente horrível, mas restrito a danos materiais

O presidente do Automóvel Clube Paulista, o ex-piloto Emilio Zambello, já se dirigia ao posto de sinalização para dar a bandeirada de chegada da prova de endurance 500 km de São Paulo, disputada ontem em Interlagos pela 27ª vez, quando o diretor de prova Ernesto Costa e Silva, do alto da torre do Autódromo Municipal José Carlos Pace, determinava: “Bandeira vermelha, prova encerrada!”. A justificativa para tão radical decisão estava traduzida em destroços de vários carros na Curva do Café, ocasião em que os líderes se aproximavam da linha de chegada para o complemento da 114ª volta e, também, receber o aviso de que faltariam ainda três.

Nonô Figueiredo, com o Porsche 911 GT3 RSR da equipe Stuttgart, vinha perseguindo o líder Daniel Serra (Ferrari F430 GT3), que estava cerca de 2s à frente. Na Curva do Café, no momento em que fazia a ultrapassagem sobre o Spyder Race de Claudemir Barros (Equipe MC Fernandes), então retardatário, houve um choque entre ambos.

As imagens captadas pela câmera posicionada com interior do Porsche, operada pelo repórter fotográfico Carsten Horst, mostram com exatidão o momento do choque. Nonô, no lado interno da pista, ainda jogou seu carro no acostamento para evitar a batida, mas não foi possível evitá-la.

Enquanto Nonô se dirigia para os boxes com o pneu traseiro direito furado e a estrutura do Porsche comprometida em razão por ter rigorosamente decolado e quase capotado, Barros batia violentamente nas defensas da parte externa da pista. Ao retornar, desgovernado, foi colhido pela Ferrari F430 Challenge de Pedro Queirolo, da FG Racing, que ainda conseguiu desviar para evitar um choque lateral de altas proporções, embora não tenha conseguido evitar a batida.

Ao ser resgatado, Barros foi levado para o centro médico e lá, sob os cuidados da equipe médica sob a responsabilidade da Dom Bosco Remoções, passou por uma série de exames. O coordenador Ricardo Mendes chegou a se preparar para uma eventual remoção do competidor para um hospital, mas Barros deixou o local em seguida, caminhando, e brincando com o fato de não poder falar muito por causa de um corte na língua.

Esportista habitual das competições regionais da Federação de Automobilismo de São Paulo, Barros é muito conhecido em Interlagos por seu constante alto astral. Sofreu também com uma marca muito acentuada do cinto de segurança no pescoço e uma luxação na perna direita. No final, seus parceiros de pistas, Daniel Gianfratti e Carlos Ortoloni, pareciam mais preocupados do que o próprio acidentado. Não era para menos. Os destroços no protótipo denunciavam a violência do choque.

Dessa forma, foi validado o resultado da 113ª volta como sendo o final e a equipe Via Itallia, de Francisco Longo e Daniel Serra, comemorou a vitória. Ver resultado completo no http://www.diariomotorsport.com.br/2009/08/500-km-de-sao-paulo-chico-longo-e-daniel-serra-vencem-em-interlagos-com-ferrari/


Fotos Artur Semedo/www.publiracing.com.br


Américo Teixeira Jr. (MTB 18.702)
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03 de agosto de 2009
Informe 9




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