segunda-feira, 27 de julho de 2009

500 km de São Paulo: Edição de 2009 completa 52 anos de história


O Automóvel Clube Paulista inaugurou, em 1957, aquela que se transformaria em uma das mais tradicionais disputas do automobilismo brasileiro

A 27ª edição da tradicional prova de endurance 500 km de São Paulo, que será disputada no dia 2 de agosto no Autódromo Municipal José Carlos Pace (Interlagos), será mais um capítulo de uma história de puro automobilismo nascida há mais de meio século, mais precisamente no dia 7 de setembro de 1957.

Naquela ocasião, embalada pela era Juscelino Kubitschek e com o objetivo de divulgar a indústria automobilística brasileira, a prova foi criada com a filosofia de reunir, em um único grid, a resistência do endurance, a velocidades das provas de curta duração e a diversidade de equipamentos.

Quis a história do automobilismo que os nomes de Celso Lara Barberis e de Ruggero Peruzzo fossem eternizados como os primeiros vencedores da prova de 500 km. Disputada pelo anel externo de Interlagos, a corrida foi quase que totalmente dominada por Ciro Cayres, que comandou 105 das 154 voltas programadas.

A competição viveu uma jornada quase ininterrupta desde a sua criação até meados dos anos 70, quando a crise mundial do petróleo interrompeu as atividades do automobilismo brasileiro. A retomada definitiva da já proeminente corrida ocorreu em 1998, já deixando na memória da heróica edição de 1982, quando todos os esforços foram feitos para que a acontecesse com o álcool como combustível.

As primeiras seis competições foram amplamente dominadas pelos chassis italianos, com predominância da Maserati. Já ao longo da história, alternaram-se na vitória os carros de turismo nacionais e importados, além dos protótipos.

Dos 37 pilotos que subiram ao pódio como vencedores na classificação geral, dois deles dividem a liderança no ranking. Celso Lara Barberis e Luiz Pereira Bueno obtiveram três vitórias cada um. Já o grupo detentor de duas vitórias é maior e formado por Ruggero Peruzzo, Roberto Galucci, Flávio de Andrade, Ruyter Pacheco e Max Wilson Lima. No confronto entre marcas, Maserati e Porsche estão na dianteira, com cinco vitórias, num ranking formado por 15 fabricantes no total.

Toda essa estatística poderá ser alterada neste ano, pois Max Wilson Lima terá a chance de obter sua terceira vitória, com Porsche. Em se concretizando esse feito, o atual piloto da Stock Car igualaria o número de vitórias de Barberis e Bueno. Da mesma forma, tanto Porsche quanto Maserati poderão promover o desempate entre as marcas.


Ver anexos:

1 - Tabela com todos os vencedores da prova 500 km de São Paulo
2 - Foto do Porsche 911 GT3 RSR, carro pilotado por Max Wilson e Marcel Visconde, os vencedores de edição de 2008 (Foto André Santos)


Credenciamento de Imprensa
Favor enviar solicitação para americotjr@terra.com.br, aos cuidados de Américo Teixeira Jr.


Américo Teixeira Jr. (MTB 18.702)
19 3876-6372 - 19 9749-8111
americotjr@terra.com.br
27 de julho de 2009
Informe 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário