Nas ruas de Vitória, o paranaense Beto Cazuni faturou a sua prova de estréia no Brasileiro de Marcas e Pilotos
O gaúcho Rafael Iserhard completou a disputa na 2ª colocação e assumiu a liderança do certame nacional
O piloto paranaense Beto Cazuni, com o WV Gol da Cazuni Racing Sport, foi o vencedor da sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, realizada na Enseada do Suá, circuito de rua montado na zona norte de Vitória (ES). Ele completou 25 voltas em 41min05s732, com direito ainda à melhor volta (1m27s848). A prova também foi de comemoração para o gaúcho Rafael Iserhard (VW Gol/Arias Motorsport), que assumiu a liderança do campeonato após receber a bandeirada em 2º.
O pole position Geraldo Sermann (VW Gol/Cazuni Racing Sport) manteve a ponta na largada, mas foi superado por Marco Romanini (VW Gol/Stumpf Preparações) no transcorrer da primeira volta. A liderança de Romanini, vencedor das duas etapas anteriores, perdurou até a 12ª volta, quando perdeu o controle do carro em função da quebra do prisioneiro da roda dianteira direita. Antes, na sétima passagem, o capixaba Anailson Ruy (Ford Fiesta/Escola de Pilotagem Interlagos) abandonou por quebra de motor.
O Safety Car esteve na pista em duas oportunidades. A primeira, na 9ª volta, foi regulamentar. Nessa fase, os seis primeiros receberam bonificação. Foram eles, pela ordem, Romanini, Cazuni, Fábio Ebrahim (VW Gol/Martins Motorsport), Leandro Romera (VW Gol/RPM Motors), Geraldo Sermann e Iserhard. Já a outra, duas voltas depois, deveu-se aos serviços de remoção do carro de Romanini.
O então líder da pontuação, Geraldo Sermann, abandonou na volta 17 para evitar um prejuízo maior ao motor, que já apresentava problemas em um dos bicos injetores desde o warmup. O abandono impediu que ele cumprisse o Time Penalty, que lhe foi aplicado pelos comissários desportivos da Confederação Brasileira de Automobilismo em decorrência da disputa entre Sermann o o atual campeão da categoria, o paranaense Fábio Ebrahim.
Na fase final da prova, ao mesmo tempo em que Beto Cazuni solidificava a sua condição de líder, o paulista Nelson Alexandre Filho (Chevrolet Corsa/Arias Motorsport) começou a andar muito próximo de Iserhard. Os três concluíram a prova nessa ordem e o pódio foi completado por Leandro Romera e Mário Yokota, da Arias Motorsport.
A sequência do campeonato acontecerá no dia 30 de setembro no autódromo gaúcho de Santa Cruz do Sul.